Após moradores cobrarem melhorias no sistema de esgoto da cidade, o Patos Hoje voltou a pedir nessa quarta-feira (20) informações para a Copasa sobre o serviço de esgoto em Patos de Minas. A informação é de que a companhia coleta 100% do esgoto e trata 90% dos resíduos da população. No entanto, a informação é de que não há ainda a cobrança pelo tratamento do esgoto. A população continua cobrando melhorias.

Outro lançamento irregular de esgoto foi denunciado nesta quinta-feira (21). Moradores entraram em contato com o Patos Hoje e relataram que o esgoto estava sendo lançado no Córrego do Monjolo desde o início da semana. A reportagem foi verificar a situação e uma equipe da Copasa já realizava o trabalho para corrigir o problema. O fato aconteceu na esquina da Avenida Fátima Porto com a Avenida Brasil.

Segundo os operários que trabalhavam no local o problema aconteceu porque a rede pluvial da Prefeitura Municipal se rompeu e, como a rede de esgoto estava em cima dela, acabou danificando o sistema de coleta de esgoto. Eles disseram que o problema será corrigido hoje ainda. Uma pequena quantidade de esgoto ainda estava sendo lançada no córrego. O trânsito foi interrompido no local.

Com relação aos serviço pago pelos moradores, a Assessoria de Comunicação da Copasa informou que, atualmente, a população paga somente pelo tratamento de água e coleta do esgoto produzido na cidade. A Companhia ressaltou que 100% do esgoto é coletado e 90% dele é tratado, mas esse serviço não é cobrado dos moradores. Os outros 10% encontram-se em áreas que passam por processos de regularização.

Ainda segundo a Assessoria de Comunicação da Copasa, as tarifas praticadas pela empresa são de acordo com as normas estabelecidas pela Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais (ARSAE-MG). O Patos Hoje questionou também sobre os valores recebidos pela empresa com relação ao serviço de esgoto sanitário, com relação a este pedido, a assessoria disse que deveria enviar um ofício para o escritório da Copasa em Patos de Minas e requisitar os demais dados.