Na manhã desta terça-feira (02), foi possível constatar os danos já causados no local.

A enorme dificuldade, os gastos elevados do dinheiro público e a polêmica enfrentada pelos patenses durante as obras de desassoreamento da Lagoa Grande em 2015 não foram suficientes para conscientizar as autoridades do município. O principal cartão postal de Patos de Minas continua sendo alvo do despejo de água barrenta por parte da Copasa.

Um internauta do Patos Hoje registrou o momento em que a água suja era despejada na Lagoa Grande. O fato aconteceu há alguns dias. Na manhã desta terça-feira (02), foi possível constatar os danos já causados no local. O barro está acumulando no leito da represa, com mais intensidade nas proximidades de onde a tubulação da Copasa deságua. O dano é exatamente como ocorreu no passado.

Na época, a Copasa negou ser responsável pelo assoreamento da Lagoa Grande. A Prefeitura teve que buscar recursos junto ao Governo Federal e a obra deu o que falar. As barreiras de contenção não funcionaram e a Lagoa foi totalmente esvaziada. Na época, o serviço parou, atrasou muito e o leito da represa ficou coberto pelo mato, gerando mais mão de obra.

O serviço de revitalização da Lagoa Grande começou em 2015 e só foi totalmente concluído no início de 2016. Com a falta de cuidados, apenas quatro anos depois, o principal cartão postal de Patos de Minas volta a apresentar os mesmos problemas de assoreamento. Se nada for feito, em muito pouco tempo, o poder público vai ter que disponibilizar novos recursos para revitalizar o local.

A Copasa informou que encaminhou técnicos ao local e que nenhuma irregularidade foi encontrada.