Professor Rubens Pazza.

O professor Rubens Pazza, coordenador do laboratório de diagnóstico moleculares do campus da Universidade Federal de Viçosa-UFV- de Rio Paranaíba, explicou em vídeo como é feita a realização de exames para detecção de COVID-19. Ele informou que os testes podem resultar negativo para a doença, mesmo com o paciente infectado.

Primeiro, o professor analisa a questão dos testes rápidos. Segundo Rubens Pazza, como estes verificam os anticorpos que combatem o vírus existentes no corpo humano, caso o paciente esteja nos primeiros dias de infecção, o resultado pode ser negativo, mesmo o paciente estando infectado, já que os anticorpos só começam a ser produzidos após cerca de 8 dias.

Depois, ele fala sobre o teste de laboratório RT-PCR, o chamado “padrão ouro”. Ele disse que esses testes identificam não o anticorpo, mas sim o vírus. No entanto, dependendo da coleta, o exame também não é muito confiável. Ele explicou que até o 7º dia, com a coleta nasofaringe, o resultado é muito confiável, porque provavelmente o vírus ainda se encontra nessa região do corpo humano.

Porém, após esse período, o coronavírus já pode descer para os brônquios, o que faz com que o resultado da coleta nasofaringe não seja confiável. Ele explicou que nesse caso, o médico deve avaliar a situação para coletar o tecido do brônquio, onde já deve estar o coronavírus ou realizar o teste que analisa a presença dos anticorpos.

Boletim Estadual informa que Patos de Minas tem 19 casos e uma morte; MG tem 167 mortes

A Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais divulgou nesta terça-feira (19) mais um boletim epidemiológico informando a situação da pandemia do coronavírus no estado. Patos de Minas teve mais um caso confirmado de Covid-19 e, agora, de acordo com o boletim, a cidade possui 20 casos de coronavírus, tendo um resultado em morte.

Conforme o boletim, atualizado às 11h desta terça-feira (19), até o momento foram 4.977 casos confirmados em MG. Estão em acompanhamento 2.264 casos e 2.546 casos foram recuperados. Há 167 óbitos confirmados. A Secretaria Estadual de saúde não informa mais casos suspeitos. No Brasil, foram confirmados 271.628 casos e 17.971, sendo 1179 nas últimas 24 horas, um novo recorde diário.