Coordenador de laboratório da UFV explica que testes podem resultar negativo com paciente infectado

Depende do tipo de coleta e do teste a ser realizado

publicado em 19/05/2020, por Farley Rocha


Professor Rubens Pazza.

O professor Rubens Pazza, coordenador do laboratório de diagnóstico moleculares do campus da Universidade Federal de Viçosa-UFV- de Rio Paranaíba, explicou em vídeo como é feita a realização de exames para detecção de COVID-19. Ele informou que os testes podem resultar negativo para a doença, mesmo com o paciente infectado.

–––––––––––––––––––––––––––––––– CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ––––––––––––––––––––––––––––––––
Orthodontic - Especial Notícias

Primeiro, o professor analisa a questão dos testes rápidos. Segundo Rubens Pazza, como estes verificam os anticorpos que combatem o vírus existentes no corpo humano, caso o paciente esteja nos primeiros dias de infecção, o resultado pode ser negativo, mesmo o paciente estando infectado, já que os anticorpos só começam a ser produzidos após cerca de 8 dias.

Depois, ele fala sobre o teste de laboratório RT-PCR, o chamado “padrão ouro”. Ele disse que esses testes identificam não o anticorpo, mas sim o vírus. No entanto, dependendo da coleta, o exame também não é muito confiável. Ele explicou que até o 7º dia, com a coleta nasofaringe, o resultado é muito confiável, porque provavelmente o vírus ainda se encontra nessa região do corpo humano.

Porém, após esse período, o coronavírus já pode descer para os brônquios, o que faz com que o resultado da coleta nasofaringe não seja confiável. Ele explicou que nesse caso, o médico deve avaliar a situação para coletar o tecido do brônquio, onde já deve estar o coronavírus ou realizar o teste que analisa a presença dos anticorpos.

Boletim Estadual informa que Patos de Minas tem 19 casos e uma morte; MG tem 167 mortes

A Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais divulgou nesta terça-feira (19) mais um boletim epidemiológico informando a situação da pandemia do coronavírus no estado. Patos de Minas teve mais um caso confirmado de Covid-19 e, agora, de acordo com o boletim, a cidade possui 20 casos de coronavírus, tendo um resultado em morte.

Conforme o boletim, atualizado às 11h desta terça-feira (19), até o momento foram 4.977 casos confirmados em MG. Estão em acompanhamento 2.264 casos e 2.546 casos foram recuperados. Há 167 óbitos confirmados. A Secretaria Estadual de saúde não informa mais casos suspeitos. No Brasil, foram confirmados 271.628 casos e 17.971, sendo 1179 nas últimas 24 horas, um novo recorde diário. 

Autor: Farley Rocha Postado em 19/05/2020
Compartilhe:

3 comentários

Recentes Populares
Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Patos Hoje. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Portal Patos Hoje poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!

Os comentários que receberem 20 votos negativos a mais que os positivos serão retirados do Portal.

  • Qualé Qualé Qualé! | 1 semana, 4 dias atrás

    xa! Então àqui na minha casa não precisa de vir que não vou atender! Ja tá avisado

    0 0 Responder

  • Qualé Qualé Qualé! | 1 semana, 4 dias atrás

    Ixa! Então àqui na minha casa não precisa de vir que não vou atender! Ja tá avisado

    4 4 Responder

  • Qualé Qualé Qualé! | 1 semana, 5 dias atrás

    Ixa! Então àqui na minha casa não precisa de vir que não vou atender! Ja tá avisado

    8 3 Responder