Palestras, minicursos e visitas técnicas aconteceram durante a Semana Acadêmica.

O curso de Engenharia Elétrica do Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM) promoveu de 9 a 13 de abril, a 4ª Semana Acadêmica do curso, que contou com a participação de representantes de diversas empresas, palestras, minicursos e visitas técnicas.

No primeiro dia do evento (09), foi realizada a palestra de abertura, “Dispositivo Semicondutores e suas evoluções em Indústria 4.0”, ministrada pelo professor da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e representante do Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE) da América Latina, Jacobus Swart. O IEEE é a maior organização profissional do mundo dedicada ao avanço da tecnologia em benefício da humanidade. Posteriormente foi proferida a palestra “Indústria 4.0 e os avanços tecnológicos na aquisição e tratamento de dados em tempo real”, ministrada pelo representante da National Instruments, João Machado.

Nos dias 10, 11 e 12, a Semana Acadêmica contou com 33 minicursos das áreas de automação, projetos, instalações elétricas, arduino, redes de computadores, entre outros. As empresas WEG, CLAMPER, SETTA, AUMA e AUTOENGE, além de professores do UNIPAM, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) fizeram parte dos minicursos.

No dia 13, os alunos e professores participaram da palestra de encerramento, ministrada pelo sócio da empresa ALGETEC, Vinicius Dias, que falou sobre empreendedorismo, tecnologia e inovação. A ALGETEC é uma das maiores empresas do Brasil no que se diz respeito a bancadas didáticas, tendo parceria como a National Instruments. Além disso, também neste dia, os alunos dos 7º e 9º períodos visitaram a Fábrica de Transformadores de Potência da Toshiba Brasil, em Contagem (MG).

De acordo com o coordenador de curso de Engenharia Elétrica, professor Fábio de Brito, a semana foi um sucesso. “A vinda dos representantes das empresas, os minicursos ministrados e a presença dos professores do UNIPAM, da UFU e do IFTM foram essenciais para o bom êxito da Semana Acadêmica. Fecharemos várias parcerias para o curso e nas próximas semanas acadêmicas, teremos novidades”, afirmou o coordenador.

Fonte: Ascom Unipam