Buscando cumprir a missão de ajudar as pessoas a transformarem as suas vidas, o grande movimento de solidariedade cooperativista que todos os anos mobiliza a sociedade e o setor em prol dos mais necessitados está de volta. O Dia de Cooperar – Dia C –, uma iniciativa do Sistema Ocemg, vem mais uma vez promover e estimular a integração das ações voluntárias de todo o sistema cooperativista do estado de Minas Gerais com projetos, atividades e iniciativas locais que possibilitem a prática da solidariedade.

Em 2012, designado pela Organização das Nações Unidas – ONU – como o Ano Internacional do Cooperativismo, o Dia C será realizado em 1º de setembro. Nessa data, as cooperativas participantes, individualmente ou em grupo, trabalharão de forma voluntária, demonstrando a capacidade e o empenho do setor para atuar socialmente.

Dia C em Patos de Minas

Assim como em 2011, as cooperativas de Patos de Minas também farão a sua parte em prol de um mundo mais justo, com pessoas mais felizes. A Cemil, em parceria com as lojas Bretas de Patos de Minas e de Uberlândia, promoverá a arrecadação de alimentos não perecíveis ao longo desta semana. Os itens angariados serão destinados a três instituições de caridade: a Casa da Acolhida e o Posto de Assistência Fundação Chico Xavier, de Patos de Minas, e a Comunidade Vida Nova, de Uberlândia.

A Coopatos, por sua vez, dará continuidade ao Projeto de Revitalização do Córrego do Limoeiro, iniciado em 2011, mobilizando os seus colaboradores no plantio de 250 mudas na Estação Ecológica Coopatos. Além disso, a empresa ainda arrecadará alimentos, que posteriormente serão revertidos ao Amparo Maternal, e fará uma mobilização em prol do “Voto Consciente” no centro da cidade.

O SicoobCredicopa também participará do movimento. A cooperativa, que há seis anos leva a crianças e a adolescentes, de cinco a quinze anos, aulas de ballet clássico gratuitas por meio do Projeto Estar, promoverá um momento único de confraternização entre os alunos. Após um almoço na Churrascaria Gaúcha, as crianças e os adolescentes do projeto serão levados, às 14h, para o Pátio Central Shopping para se divertirem assistindo a um filme em 3D.

Já a Suinco cooperará com a APAE de Patos de Minas durante a XX Feira da Bondade. Dentro da programação do evento, que acontecerá na Praça do Fórum, a partir das 19h30, está prevista a realização de um bingo beneficente, com brindes variados, que visa captar recursos para a manutenção da entidade, bem como possibilitar a melhoria da qualidade dos serviços oferecidos aos alunos. Além do bingo, a feira ainda contará com atividades bastante diversificadas.

Autor: Camila Gonçalves