Médicos durante cirurgia cardíaca no Vera Cruz. (Foto: Arquivo Patos Hoje)

Os pacientes com doenças do coração que precisarem de atendimento pelo Sistema Único de Saúde - SUS - a partir do dia 1° de Janeiro de 2018 terão que recorrer à cidade de Passos. Atualmente, o serviço é prestado pelo Hospital Vera Cruz, mas o convênio termina no dia 31 de Dezembro de 2017 e não será renovado.

Segundo o prefeito José Eustáquio Rodrigues Alves, a Secretaria de Estado da Saúde já designou o atendimento para a cidade de Passos. Isso significa que os pacientes terão que viajar mais de 400 quilômetros para receber atendimento. "As pessoas (pacientes) serão levadas pra lá em casos de emergência até que um outro hospital fique pronto", explicou o chefe do executivo.

A transferência para a cidade de Passos, no entanto, é passageira. Como já havia adiantado o Patos Hoje, médicos do próprio Hospital Vera Cruz estão montando um novo serviço de cardiologia e hemodinâmica na cidade para atender os pacientes do SUS. A data de início do funcionamento é que não está definida.

Além da cardiologia e hemodinâmica, outro problema a ser resolvido pelo chefe do executivo é o serviço de pediatria na UPA do Peluzo. O contrato com a empresa que fornece médicos pediatras para cobrir os plantões também termina no dia 31 de Dezembro. Segundo o prefeito José Eustáquio, a prefeitura estava pagando mais de R$ 2 mil por plantão, o dobro dos salários dos médicos contratos.

De acordo com o prefeito José Eustáquio, novos médicos estão sendo contratados e não haverá problemas de atendimento aos pacientes infantis.