349669 2216 Ok
Cemil 2017
Postado em 23/11/2016
Compartilhe:

Consumidor deve ter cuidado para não transformar os descontos da Black Friday em prejuízo

Com promessas de descontos de até 90%, é inegável que a Black Friday traz vantagens para os consumidores, mas é preciso estar atento para não transformar a promessa de descontos em prejuízo.

Imagem ilustração.

Realizada no Brasil desde 2010, a Black Friday atrai cada vez mais empresas e consumidores e a previsão é de que gere negócios da ordem de R$ 2 bilhões este ano. Com promessas de descontos de até 90%, é inegável que a Black Friday traz vantagens para os consumidores, mas é preciso estar atento para não transformar a promessa de descontos em prejuízo.

Os especialistas recomendam alguns cuidados básicos para quem pretende fazer compras na Black Friday. O primeiro deles é comparar preços praticados antes e durante a promoção, assim como entre diversas empresas. O ideal é fazer uma lista do que pretende comprar e começar a pesquisar preços desde agora.

Outra dica é evitar produtos em estado de qualidade indefinido ou de origem duvidosa. “É importante também checar credibilidade de quem vende, prazos e condições de entrega”, explica o professor de direito Bruno Boris. Ele lembra que mesmo diante de tantas promoções o Código de Defesa do Consumidor deve ser respeitado.

 “A Black Friday deve ser encarada pelo consumidor como um momento adequado de pesquisar preços e adquirir produtos que considerem necessários para o seu dia a dia. Evidente que existem boas oportunidades de compras na black friday, mas os cuidados no ato de consumir devem ser os mesmos adotados em compras cotidianas realizadas pelo consumidor, especialmente em situações como a de períodos promocionais, pois há grande movimentação do mercado incentivando o consumo”, explica o jurista.

Quando a compra é feita pela internet, os cuidados devem ser ainda maiores. O consumidor também deve ficar alerta com fornecedores desconhecidos. Quando a oferta está além do que parece razoável, muitas vezes são golpes aplicados contra o consumidor. É preciso ficar atento também à clonagem de sites de lojas famosas. Cuidado quando existe a exigência pelo pagamento em boleto.

Cuidados que o consumidor deve adotar

- Antes de clicar no carrinho e fazer a aquisição de um eletroeletrônico ou um artigo com alto valor agregado pesquise a opinião de pessoas que já compraram este item.

- Opte sempre em fazer o pagamento via cartão de crédito. Essa modalidade de pagamento permite estorno junto ao banco, enquanto as demais formas de quitação não tem reversão. A maioria das fraudes acontece quando o internauta prefere o boleto.

- Faça uma planilha do quanto você tem em caixa e quanto vai receber em Dezembro, incluindo o 13º. Não adianta parcelar o produto adquirido e não ter como pagar.

- Cheque todas as informações sobre o serviço ou produto ofertado: preço, frete, prazo de recebimento, forma de pagamento.

- Mesmo que o portal seja confiável, as formas de pagamento transparente e a opinião de todos os consumidores positivas: salve ou imprima a transação da sua compra. O documento serve de resguardo para qualquer eventual problema que você venha a ter.

Autor: Maurício Rocha

Nego Duro - Rodapé Notícias
Postado em 23/11/2016
Compartilhe:

16 comentários

Recentes Populares
Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Patos Hoje. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Portal Patos Hoje poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!

Os comentários que receberem 20 votos negativos a mais que os positivos serão retirados do Portal.

  • jj | 6 meses atrás

    este evento nos eua é pra renovar o estoque . tem mercadoria que são vendidas quase de graça. aqui no brasil os tais comerciantes que se julgam espertos vão dar é um descontinho fajuto , e a maioria do povo já esta sabendo disto . tem mercadoria nos eua que custa 10 dólares e é vendida por um dólar.

    5 0 Responder

  • Do contra | 6 meses atrás

    Todo mundo falando que é fraude, que é enganação. Mais aposto que no dia da Black Friday, todo mundo vai estar lá naquelas filas enormes kkkk

    2 2 Responder

    Os que sabe não - 6 meses atrás

    Amigo vc realmente vai ver uma grande fila, porque infelizmente a classe menos esclarecida e menos curiosa é bem maior que a classe que tem uma certa curiosidade e esperteza em comparar e pequisar preços, creio tb que tem aquela classe em que vc se enquadra, o que gosta de ser passado para trás . infelizmente o Brasil é o que é graças ao seu próprio povo .

    1 1

  • Enganação | 6 meses atrás

    Essa Black Friday que acontece no BRASIL é pura enganação, eu acho que se querem copiar essas idea do AMERICANOS, que então faça valer e de o desconto de verdade, agora fica ai fazendo os desinformados de BOBOS, fazendo filas para ir comprar algum produto que ele vai comprar no mesmo valor se for em um dia normal. As autoridades, deveriam fiscalizar isso, sera que não vê que os brasileiros são prejudicados em tudo ? O povinho desonesto......credo......

    6 1 Responder

  • Jogador | 6 meses atrás

    Black Friday nos EUA é pra queimar, vender mesmo, aqui no Brasil não existe, até que surja uma sexta-feira preta não acredito, aí sim analisaremos novamente, mas por enquanto... :money_with_wings: :money_with_wings: :money_with_wings:

    9 0 Responder

  • Justiça | 6 meses atrás

    Já repararam o tanto que esse país nosso não tem identidade própria ? Nós brasileiros copiamos demais de países estrangeiros principalmente dos Estados Unidos. Tudo tem que ser copiado de lá. Se vai lançar uma loja ou alguma empresa o nome tem que ser em inglês para ficar chique. Se tem festa,é um tal de fast food,open bar e um monte de significados que poderiam ser escritos em português,mas não. Tem que ser em inglês para impressionar. Porque não copiam o modelo de gestão governamental, o patriotismo, a qualidade de vida e as prisões de menores e prisões de bacanas e pessoas importantes que são algemadas e mostradas as caras ? Isso sim deveria ser copiado. Falta de identidade. Essa tal de Black Friday é outra copia dos americanos. Só que lá realmente as promoções existem. Já aqui no Brasil com essa crise gigante,com o país quebrado e as empresas quebradas e com faturamento baixo, claro que produto pela metade do preço é pura balela e enganação com as pessoas. Gente. Papai Noel não existe.

    11 0 Responder

  • PAPO FURADO | 6 meses atrás

    Já morei nos EUA, esse Black Friday lá realmente tem os descontos de até 90% , mas aqui no Brasil, como o Brasileiro tem cara de otário, é pura enganação, eles aumentam os preços durante a semana, e na sexta feira que acontece o tal Black Friday, dão os desconto para cair no valor real........pelo amor de Deus......tudo nesse lixo de País tem que ter algum tipo de fraude !

    8 2 Responder

  • marcos | 6 meses atrás

    o negocio ja virou moda, todos sabem q tem fraudes, todos sabem q tem lojas q aumentam os preços e no dia voltam pros preços normais dizendoq é promoção... mas nenhuma loja toma vergonha na cara e faz o negocio direito... mas fazer o q ne? n tem lei, n tem quem puna, então a falta de carater e a grana extra q pode entrar por vendas extras no evento mais enganador do brasil sobe na cabeça dos lojistas.. HOJE o mais correto, seria proibirem a realização dessa enganação no país. pois muito ainda caem no conto do desconto imperdivel ao ler as plaquinhas e propagandas por ai.

    2 0 Responder

  • Breque Fraude | 6 meses atrás

    Só bobo pra cair nesse conto do vigário de "black fridey", eles aumentaram o preço a muito tempo, há uns três meses atrás aumentaram tudo uns 100%, depois descontam 50% e os bobos caem como patinhos. Vocês que não trabalhem pra ganhar o seu dinheiro pra vocês verem não, e cuidado, vai dar de graça seu trabalho suado pra malandragem de empresários gananciosos...

    4 0 Responder

  • PEDRO PEDREIRA | 6 meses atrás

    Tem uma loja grande no centro da cidade que uma TV 40 polegadas que custa 2800,00; será vendida a 2600,00 nesta black fryday.

    0 3 Responder

    joser - 6 meses atrás

    por esse preço ela tem pelo menos 4k, função smart, entre todas as outras tecnologias ne?? pq hoje em dia uma tv de 40" por 2800, c ta é loko;.

    3 0

  • JOSÉ CALIMERIO | 6 meses atrás

    Esta Black Friday, também inclui descontos para os frangos? Digo, frango caipira que é o unico frango de verdade. poderia ter um desconto pra quem for buscar de bicicleta, pois ai estaria ajudando o meio ambiente.

    8 5 Responder

    kim - 6 meses atrás

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk hilario! curti!

    4 1

carregar mais comentários