O Conselho da Comenda Antônio Secundino de São José se reuniu nessa quinta-feira (18) no Palácio Tiradentes na Cidade Administrativa em BH.
O Conselho da Comenda Antônio Secundino de São José se reuniu nessa quinta-feira (18) no Palácio Tiradentes na Cidade Administrativa em Belo Horizonte para eleger as personalidades que serão agraciadas com a honraria este ano. O encontro foi presidido pelo secretário de estado da agricultura, Elmiro Nascimento, que também é o autor da lei que instituiu a comenda. Em 2013, 11 personalidades receberão a comenda.

A Comenda Antônio Secundino de São José foi criada em 1991. Ela é outorgada pelo Governo do Estado, anualmente, a personalidades e instituições que prestaram e continuam prestando relevantes serviços a favor do desenvolvimento da agropecuária, do saneamento e do meio ambiente. Para o secretário Elmiro Nascimento, que foi reconduzido à Presidência do Conselho Diretor da Comenda, a homenagem, além de perpetuar a memória de Antônio Secundino, destaca e valoriza aqueles que trabalham em prol da agricultura, pecuária e abastecimento, bem como do meio ambiente e da sustentabilidade. “Trata-se de uma solenidade que ganhou projeção nacional e que traz a Patos de Minas as mais expressivas personalidades políticas e do agronegócio do país”, declara Nascimento.


Neste ano, 11 personalidades serão agraciadas: o vice-governador de Minas Gerais, Alberto Pinto Coelho; o presidente da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), Marcelo Lana Franco; o gerente regional da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) de Patos de Minas, Sérgio Glicério Martins; o professor da Escola de Veterinária da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Francisco Carlos Faria Lobato; o professor do Departamento de Engenharia Agrícola da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Gilberto Chonaku Sedyama; o professor do Departamento de Ciência do Solo da Universidade Federal de Lavras (Ufla), Luiz Roberto Guimarães Guilherme; o pesquisador da Embrapa Soja, José de Barros França Neto; o diretor-executivo do Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR), José Aparecido Gonçalves; o diretor-presidente da Fundação Procafé, José Edgard Pinto Paiva e os empresários e produtores rurais Marco Antônio Nasser de Carvalho e Haroldo Barcelos Veloso.

A solenidade de entrega da Comenda será realizada em Patos de Minas, no Alto Paranaíba, durante a 55ª Festa Nacional do Milho (Fenamilho), que acontecerá entre os dias 23 de maio e 2 de junho.

Antônio Secundino

O inspirador da comenda, Antônio Secundino de São José, nasceu na Fazenda do Onça, no então distrito de Santa Rita dos Patos, hoje município de Presidente Olegário. Em 1931, formou-se como engenheiro agrônomo pela Escola Superior de Agricultura do Estado de Minas Gerais, em Viçosa. Foi estudar no exterior, e, quando retornou, fundou a Agroceres, empresa que há 60 anos se dedica à pesquisa de sementes e ao agronegócio, responsável pela introdução do milho híbrido no Brasil.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Secretária Esdatual de Agricultura