O encontro aconteceu na sede da Associação das Folias de Reis.

Patos de Minas sediou nesse domingo (11) a 38ª edição do Congresso Diocesano de Folias de Reis. O encontro aconteceu na sede da Associação das Folias de Reis no bairro Jardim Panorâmico e contou com a participação de 19 Ternos de Folia. O Congresso também foi marcado por homenagens e muita devoção.

A tradição das Folias de Reis se mantém forte em toda a região e principalmente em Patos de Minas. A cidade conta com cerca de 60 ternos de Folia e mantém uma associação atuante. O encontro anual de Folias de Reis, por exemplo, é essencial para a manutenção do Lar Vicentino. Este ano o encontro arrecadou cerca de R$ 1 milhão.

O Congresso Diocesano de Folias de Reis, iniciado pelo bispo Dom Jorge em 1978 na Casa de Cursilho, contribui para manter viva a devoção nos Três Reis Santos. Este ano, o encontrou chegou a 38ª edição e foi realizada na sede da Associação de Folias de Reis. A movimentação começou cedo com missa presidida pelo bispo diocesano Dom Cláudio Nori Sturm.

Ao longo de todo o domingo, 19 ternos de folias de Patos de Minas e da região se revezaram no palco da Associação. O presidente Gilson Rodrigues Pereira comemorou o sucesso do Congresso. Além das apresentações houve também homenagens a dom Jorge, que foi um dos grandes incentivadores do Congresso e que faria 100 anos em 2016.

Autor: Maurício Rocha