Rodolpho falou sobre a judicialização da saúde.

A Conferência Municipal de Saúde começou nessa sexta-feira (09) no Salão do Júri do UNIPAM. Usuários do Sistema Único de Saúde-SUS-, trabalhadores, prestadores e gestores participam do evento que busca melhorias para a saúde municipal até 2021. Uma das propostas é a criação de um Hospital Municipal em Patos de Minas.

Nessa sexta, os palestrantes foram o Advogado Rodolpho Gomes e o Secretário de Saúde José Henrique Nunes Borges. Rodolpho falou sobre a judicialização da saúde. A situação preocupa porque muitos tratamentos de alto valor acabam sendo determinados pela justiça o que traz problemas para a manutenção financeira do Sistema Único de Saúde-SUS.

José Henrique falou sobre medidas preventivas para evitar a superlotação da Unidade de Pronto Atendimento e do Hospital Regional. A intenção da conferência é aprovar um Plano de Saúde Municipal que vai nortear os cuidados com a Saúde em Patos de Minas de 2018 a 2021. “O que for aprovado, os gestores deverão trabalhar para conseguir realizar”, informou.

Pedro contou que durante o encontro um dos pensamentos é indicar a criação de um Hospital Municipal em Patos de Minas. “A UPA não consegue atender todo mundo. O Hospital Regional também não. Então, devemos trabalhar para instalar este hospital. Nós sabemos que dinheiro tem. Basta ver no noticiário os políticos com grandes quantidades de dinheiro”, criticou.

Na manhã deste sábado (10), os participantes foram divididos em grupos para discutir propostas de melhorias para a saúde pública no município. Pedro Cunha destacou o quanto é importante o SUS para a saúde de todos os brasileiros e destacou que é preciso participar e cobrar um melhor funcionamento. Ao final da conferência, que deve terminar por volta das 12h00, um novo Conselho Municipal de Saúde será formado.

Autor: Farley Rocha