Comitê elabora protocolo para retomar ensino extracurricular presencial em Patos de Minas

Esta modalidade está liberada em municípios classificados a partir da onda amarela do Minas Consciente, como é o caso de Patos de Minas atualmente.

publicado em 15/10/2020, por Maurício Rocha


Imagem Ilustrativa.

O Comitê Municipal da Covid-19 elaborou um protocolo específico para a retomada presencial do ensino extracurricular. Esta modalidade está liberada em municípios classificados a partir da onda amarela do Minas Consciente, como é o caso de Patos de Minas atualmente. E, para garantir mais segurança durante as atividades. O documento, baseado em orientações do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), foi validado pela Vigilância Sanitária local e estabelece, por exemplo, que o número de pessoas num mesmo espaço/turma não ultrapasse 30% da capacidade total do ambiente, sendo obrigatório manter distância de 1,5 m entre os presentes.

Para oferecer ensino extracurricular, os estabelecimentos devem estar registrados em subgrupos do CNAE "Outras atividades de ensino" autorizados a funcionar na fase intermediária do plano, sendo eles: ensino de idiomas; treinamento em informática; treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial; cursos preparatórios para concurso; ensino de esportes; ensino de dança; ensino de artes cênicas; ensino de música e ensino de arte e cultura não especificado anteriormente. Crianças podem ser público dessas aulas, o que requer cuidados redobrados, mas não impede o funcionamento. 

–––––––––––––––––––––––––––––––– CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ––––––––––––––––––––––––––––––––
Udi Telecom - Conexão em Dobro

"Preparamos o protocolo, inclusive, pensando especialmente nesse grupo infantil, que naturalmente frequenta aulas de balé, inglês, música e pintura, por exemplo. Tudo foi elaborado e estudado com muita responsabilidade e sob aval de profissionais da saúde. Nosso objetivo é orientar os estabelecimentos de modo que eles possam oferecer as atividades com segurança para alunos e colaboradores", explica o coordenador do Comitê Municipal de Enfrentamento à Covid-19, Célio Adriano Lopes. "Algumas escolas de educação infantil adaptaram o CNAE para trabalhar com ensino extracurricular, sendo essa uma opção que não fere o Minas Consciente", acrescenta. 

O protocolo de segurança reforça que, mesmo não sendo de grupos de risco, alunos e funcionários, se doentes, não devem frequentar as atividades. "É importante que cada empresa adote políticas de educação para prevenção de infecções que envolvam crianças, pais, colaboradores e auxiliares da administração. Os pais devem ser orientados a não levar os filhos às atividades ao menor indício de quadro infeccioso, seja febre, manifestações respiratórias, diarreia, entre outras. Eles devem ser mantidos afastados enquanto é aguardada a conclusão do diagnóstico", diz o documento. A temperatura dos alunos deve ser aferida na chegada ao local, não podendo entrar aqueles com mais de 37ºC. 

Vale destacar que pessoas do grupo de risco (doenças crônicas, diabetes, transplantados), sejam adultos ou crianças, não devem frequentar presencialmente quaisquer aulas. 

Onda verde - A microrregião de Patos de Minas está classificada na onda verde do Minas Consciente do próximo sábado (17) ao dia 23 de outubro. Nessa fase do plano, a retomada das aulas presenciais na educação básica está autorizada, contudo esse retorno depende de normatização pelo município.

Autor: Maurício Rocha Postado em 15/10/2020
Compartilhe:

22 comentários

Recentes Populares
Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Patos Hoje. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes, fake news ou violem direitos de terceiros. O Portal Patos Hoje poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve-se ter ciência de que poderá ser responsabilizado cível ou criminalmente!

Os comentários que receberem 100 votos negativos a mais que os positivos serão retirados do Portal.

  • Mãe | 1 semana, 4 dias atrás

    Pessoal! Por favor, prestem atenção e parem de ler somente o enunciado! Trata-se de ensino extracurricular. Não se trata de volta as aulas. Antes de criticar, acreditem, depois que as escolas fecharam, as crianças estão com babás, que cuidam de 8 a 10 crianças em casa, sem o mínimo de infraestrutura e muitas estao com o grupo de risco. Se vc pode parar de trabalhar e ficar em casa com seus filhos, ótimo, mas acredito que as mães que não tem essa opção merecem respeito.

    4 0 Responder

  • Respondendo aos interessados | 1 semana, 4 dias atrás

    País e Responsáveis poderam escolher se seus filhos retornaram as aulas presenciais ou não. Somente poderá ser exigido que os alunos continuem as aulas remotas.

    2 2 Responder

    Mariana - 1 semana, 4 dias atrás

    Isso! A decisão cabe aos pais! E o enunciado fala em ensino extracurricular e não volta as aulas.

    0 0

  • Pra inglês ver | 1 semana, 4 dias atrás

    Não adianta elaborar nada, os alunos estão de acordo em continuar as aulas remotas... Então a rede privada não terá aula presencial esse ano.

    2 3 Responder

  • rasgando o verbo | 1 semana, 4 dias atrás

    Eu não levaria filho meu pra escola antes de uma vacina que funcione!

    7 0 Responder

  • Kenny | 1 semana, 4 dias atrás

    Aposto que ninguém destes do comitê tem filhos que irão receber estas aulas. Pimenta no olho do outro não arde...



    16 9 Responder

    Mãe - 1 semana, 4 dias atrás

    Leva o filho quem quiser!

    0 0

  • Curto e grosso | 1 semana, 5 dias atrás

    Uai, os donos de escolas e as escolas públicas estão proibidos de voltarem conforme decisão do tjmg

    6 3 Responder

  • Patense índignado | 1 semana, 5 dias atrás

    Meus filhos não vão voltar para escola enguando não estiverem vacinados,não vou seguir politicagem de ninguém. Porquê o Brasil perdeu tanta gente para o covid por causa dessa políticagen aí,.Agora onda amarela,onda verde como confiar nisso aí quem entende isso daí se a pandemia ainda não acabou? Pode vir concelho tutelar , policia ministério público e tudo mais se eles garantirem que eles não irão pegar covid o que eu garanto que escola pública no Brasil jamais vai estar estruturada de acordo para receber alunos de acordo com a situação.

    23 7 Responder

    concordancia - 1 semana, 4 dias atrás

    serio quem deu nota negativa para esse comentário esta querendo levar os filhos direto para a morte ate entendo que voltar a trabalhar e necessário para ter dinheiro em casa agora tirar os filhos de casa que estão protegido para levar ate as escolas que não tem nem um pouco de preparação e infraestrutura e a mesma coisa de você levar seu filho para morte. EX: minha escola não tem nem papel higiênico nos banheiro. Depois de 11 anos estudando em uma escola que estava caindo os pedaços, o Estado liberou um dinheiro para a reforma da escola,. Não deixe seus filhos voltarem as escola. se vocês tem internet em casa ou pelo menos o 3G e um celular, não volte a escola deixa para as pessoas que não esta tendo condição nenhuma para estudar durante esse 8 meses de quarentena.

    4 0

  • Camila Rosa | 1 semana, 5 dias atrás

    Estado e prefeitura não podem decidir a vida dos filhos dos outros.Podem abrir as escolas,mas minha criança só vai quando estiver vacinado.Um,dois anos se recupera,a vida não!

    15 7 Responder

    Mae - 1 semana, 4 dias atrás

    Eles não decidiram a vida de ninguém. Ate onde eu entendi, a frequência a essas aulas não é obrigatória.

    0 0

  • Pai Zeloso | 1 semana, 5 dias atrás

    Meus filhos só voltam para a escola quando forem vacinados. Até lá manteremos o distanciamento porque a vítima poderá ser um deles ou qualquer outro familiar que possa vir ser contagiado com o Covid-19. Ponto.

    20 4 Responder

    Patureb 2 - 1 semana, 4 dias atrás

    Vão ficar analfabetos então

    0 1

  • Atento | 1 semana, 5 dias atrás

    Perfeito! É isso mesmo! Seguir os protocolos, manter os cuidados e não ficar com a vida parada morrendo de medo...a retomada das atividades de ensino, mesmo forma limitada,tem de acontecer, a vida tem de fluir, isso não tem nada a ver com eleição, política e etc. Tem a ver sim, com trabalho e saúde mental e física das pessoas.

    17 31 Responder

    Eu - 1 semana, 4 dias atrás

    Só uma perguntinha: ia vida escolar “precisa seguir em frente” faltando menos de 2 meses para seu fechamento anua?????????

    2 1

    isso é política - 1 semana, 4 dias atrás

    pode mandar seu filho então, e ele será o único na sala... a não ser que tenha outro pai/mãe sem consciência igual a você!

    0 2

  • Heder | 1 semana, 5 dias atrás

    Parabéns, os meninos querem a volta das aulas presenciais, sem esquecer da proteção contra o virus

    11 20 Responder

  • Topa Urt | 1 semana, 5 dias atrás

    Faltando 2 mes pro ano acabar e voltar as aulas, perco dinheiro do colégio particular mais minha filha não volta esse ano não, isso tudo é interesse político.

    36 5 Responder

    Carolina - 1 semana, 4 dias atrás

    Trata-se de ensino extracurricular, não aula convencional. São aulas de dança, artesanato, música, pintura, idiomas.... Coisas que estão funcionando normalmente há algum tempo. Apenas houve adaptação de algumas escolas infantis para esse fim. Obviamente, matrícula o fho em alguma aula quem quer.

    2 3

    Auge - 1 semana, 4 dias atrás

    Dinheiro gasto com ensino de qualidade é investimento e não prejuízo.

    1 0

    Blá blá blá - 1 semana, 4 dias atrás

    Aglomeração nus clubes, sítios podem,mas voltar pra escola com todos os cuidados não podem.parem de falar besteiras

    5 3

carregar mais comentários