O comitê de prevenção ao Covid-19 em Patos de Minas se reuniu na manhã desta quinta-feira (19) no gabinete do prefeito José Eustáquio Rodrigues Alves

O comitê de prevenção ao Covid-19 em Patos de Minas se reuniu na manhã desta quinta-feira (19) no gabinete do prefeito José Eustáquio Rodrigues Alves para avaliar as medidas tomadas até agora e para definir outras ações que serão adotadas no município. Um novo decreto será publicado nesta tarde com medidas ainda mais restritivas para a população.

O Comitê é formado por representantes da Prefeitura, Câmara Municipal, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e Polícia Militar. Estes órgãos vão trabalhar em conjunto, definindo e executando as ações de prevenção ao Coronavírus. O boletim divulgado na manhã desta quinta-feira mostra que o número de casos suspeitos saltou de seis para 10 e outras cinco pessoas estão sendo monitoradas.

Mesmo sem a confirmação de casos de Covid-19 no município, o Comitê decidiu endurecer ainda mais as medidas restritivas. O novo decreto que será publicado nesta tarde deverá limitar horário de funcionamento de alguns tipos de comércio e até mesmo da realização de velórios na cidade. As medidas são para evitar qualquer tipo de aglomeração de pessoas.

Fiscais da Prefeitura vão atuar para que os Decretos sejam cumpridos e terão o apoio da Polícia Militar para utilizar a força caso seja necessário. O trabalho de informação e conscientização da população será reforçado. A Prefeitura também deverá disponibilizar telefones para tirar dúvidas da população.

O trabalho dos agentes de saúde e dos agentes de endemias também será reforçado e, caso seja necessário, os professores que estão com as aulas suspensas serão convocados para ajudar nas ações de prevenção ao Coronavírus. A orientação é para que as pessoas evitem todo tipo de aglomeração e, se possível, permaneçam em casa.

Aqueles que chegarem de áreas onde há proliferação do Covid-19 de forma sustentada, como Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte devem permanecer em observação em casa pelo período de sete dias. Ao apresentar qualquer sintoma, a pessoa deve procurar a unidade de saúde mais próxima de casa.