O Comitê da Bacia Hidrografia do Rio Paranaíba e a Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos (COBRAPE) iniciaram, na manhã desta terça-feira (05), a elaboração de um Plano de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Paranaíba. O trabalho começou por Patos de Minas, mas deve envolver todos os municípios banhados pelo rio.


O encontro realizado na seda da AMAPAR reuniu entidades que representam profissionais que consomem água do Rio, como indústrias e produtores rurais. Na primeira parte do encontro, Robson Klisiowcz explicou aos participantes o motivo do encontro e o estudo que será realizado. Em seguida, eles receberam um questionário com perguntas sobre a utilização de água no presente e a expectativa de demanda para o futuro.


Com este trabalho, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranaíba e a Cobrape querem reunir informações também para fazer um diagnóstico da Bacia do Rio Paranaíba. De acordo com Luiz Alberto de Deus Borges, representante da Fiemg e membro do Comitê, o estudo vai descobrir a realidade do rio e suas demandas para o futuro.


O Rio Paranaíba foi dividido em regiões para a realização das audiências com a população. A elaboração do Plano de Recursos Hídricos e do diagnóstico vai levar os membros do Comitê e da Cobrape ao contato com todos os município que são cortados pelo Paranaíba.