O veneno foi percebido em vômitos dos cachorros

Comerciantes do Centro de Patos de Minas estão denunciando o envenenamento de alguns cães. Os animais apareceram adoentados nos últimos dias e a suspeita é de que eles tenham sido envenenados por chumbinho. O veneno foi percebido em vômitos dos cachorros.

Ana Carolina, proprietária de uma loja de produtos naturais, informou que dois foram mortos, outros dois tiveram que passar por tratamento veterinário e vários deles desapareceram. “Nós ajudávamos a cuidar deles. São cães muito conhecidos na cidade”, disse.

De acordo com a comerciante, eram cerca de 9 animais que viviam nas proximidades do Hospital São Lucas. “Na semana passada, resgatamos dois com sintomas de envenenamento. No vômito deles, nós encontramos carne com um farelo preto, semelhante a chumbinho”, disse.

Os comerciantes não têm certeza do que esteja causando o adoecimento dos animais, porém a maior suspeita é de que alguém esteja colocando veneno para os animais. “Estamos com muito medo de isso volte a acontecer”, disse.

As denúncias também foram publicadas nas redes sociais. No dia 29 de setembro foi sancionada a Lei 1.095/2019 que aumenta a punição para quem praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar cães e gatos. A pena é de reclusão, de 2 a 5 anos, multa e proibição da guarda.