Os comerciantes contabilizaram os prejuízos e tentaram reaproveitar as mercadorias.

O temporal que caiu sobre Patos de Minas na noite dessa quarta-feira (23) causou prejuízos. Na orla da Lagoa Grande onde está acontecendo a Feira Nacional do Povo, a chuva molhou várias mercadorias e alguns comerciantes tiveram que jogá-las fora. Segundo eles, o prejuízo é imensurável. Alguns trabalhadores ainda improvisaram um varal para tentar reaproveitar alguma peça de roupa que se molhou.

Nossa redação recebeu um vídeo mostrando como estava a situação do local no momento da tempestade. O vídeo mostra a orla da lagoa completamente alagada e os comerciantes desesperados. Nossa reportagem foi até a feira na tarde desta quinta-feira (24) e conversou com alguns comerciantes. Com medo de represálias, eles não quiseram gravar entrevistas, mas relataram o descontentamento com a situação.

Eles nos contaram que ainda havia clientes nas barracas no momento do temporal. “Tinha muita gente comprando nossos produtos aqui, o prejuízo foi muito grande”, disse um comerciante. Outro feirante disse que perdeu brinquedos, caixinhas de som, relógios e dentre outros produtos. Eles disseram ainda que a água invadiu a barraca de um dos vendedores e derrubou todas as mercadorias no chão. Eles chegaram a improvisar um varal na orla da lagoa para secar as roupas e tentar reaproveitar algo.

Todos os comerciantes que montaram suas barracas para feira vieram de fora da cidade e até de fora do país. Em conversa com nossa reportagem, disseram que em nenhum lugar do Brasil haviam passado por situações como essa. “Já pensou se nós estivéssemos dormindo? A gente dorme é aqui dentro, temos crianças, eventos assim precisam ser mais planejados para que coisas assim não aconteçam mais”, disse um dos vendedores.

Eles também perderam objetos pessoais como celulares, computadores, notebooks, carregadores e outros. Segundo eles, a organização do evento ainda não deu satisfação aos comerciantes sobre o que será feito para ressarci-los. De acordo com o Instituto Clima Tempo, a previsão para essa quinta-feira (24) em Patos de Minas é de 80% de chuva durante o final da tarde e a noite. Estão previstos cerca de 8mm de chuva.