As comemorações da Independência do Brasil em Patos de Minas começaram bem cedo. Às 8h00 da manhã deste dia 7 de setembro, autoridades civis e militares se reuniram em frente ao prédio do antigo Fórum, atual sede da Secretaria Municipal de Educação, para a tradicional Sessão Cívica.

Antes o Grupo de Seresta Trovadores do Luar entoou clássicos da Música Popular Brasileira. Em seguida, atiradores do Tiro de Guerra 04013 levaram a Bandeira Brasileira, que foi hasteada ao som do Hino Nacional Brasileiro, executado pela Banda de Música da Polícia Militar.

As comemorações do Dia da Independência terminaram com um Desfilo Cívico, Estudantil e Militar. O Tiro de Guerra veio primeiro com fanfarra, porta-bandeira e com um pelotão formado exclusivamente por ex-atiradores. Polícia Militar e Corpo de Bombeiros vieram na sequência.

Muito estudantes também desfilaram. As escolas apostaram nas cores da bandeira e ressaltaram as riquezas brasileiras em todos os setores, como no agronegócio e na cultura por exemplo. Nada comparado ao Desfile de aniversário, mas o público compareceu em bom número e contribuiu para reafirmar o sentimento de patriotismo do povo brasileiro.