Vista aerea da cidade de Patos de Minas. (Foto: arquivo Patos Hoje)

O aniversário de Patos de Minas é comemorado anualmente no dia 24 de maio, mas para os historiadores a data mais importante para o município é 29 de fevereiro, dia em que o distrito de Santo Antônio dos Patos foi elevado a vila e conseguiu a sua emancipação política e administrativa. Este ano, a data será comemorada com uma programação especial.

A emancipação política e administrativa de Patos de Minas ocorreu no dia 29 de fevereiro de 1868, data em que foram empossados os primeiros vereadores eleitos no município - Major Jerônimo Dias Maciel - Presidente da Câmara, Antônio Correia da Silva, José Pereira Guimarães, Manoel José da Motta, Antônio José Coelho e José Alves Pinto. Por ter sido o vereador mais votado, Major Jerônimo acumulou o cargo de primeiro agente executivo do município.

Desta forma, em 2020, Patos de Minas completa 152 anos de emancipação política e administrativa. E para destacar a importância desta data, uma programação especial será realizada. Na quinta-feira (27), os historiadores Oliveira Melo e Geenes Alves farão uma palestra no plenário da Câmara Municipal às 14h30 para falar aos estudantes sobre os 152 anos de emancipação do município.

No sexta-feira (28), os historiadores Geenes Alves, João Otávio Oliveira e Arthur Willian e o ex-prefeito Dácio Pereira da Fonseca vão promover um debate sobre o processo de emancipação do município. O encontro acontece às 9h30 no plenário da Câmara. À tarde, a partir das 14h30, também no plenário da Câmara, acontece o debate sobre a mulher na política com a participação da primeira vereadora mulher de Patos de Minas Elvira Porto.
E no sábado (29), a partir das 8h, acontece solenidade cívica em comemoração ao aniversário de 152 anos de emancipação política e administrativa de Patos de Minas.