Comemoração do Dia da Consciência Negra é antecipado com passeata pelas ruas da cidade

Com faixas, cartazes, bandeiras e fazendo muito barulho, os estudantes seguiram em direção ao Coreto Municipal na Avenida Getúlio Vargas.

publicado em 17/11/2017, por Maurício Rocha


Com faixas, cartazes, bandeiras e fazendo muito barulho, os estudantes seguiram em direção ao Coreto Municipal na Av. Getúlio Vargas.

Estudantes de diversas escolas públicas de Patos de Minas saíram às ruas na manhã desta sexta-feira (17) para celebrar o Dia da Consciência Negra. A data oficial é 20 de novembro, mas os estudantes e professores decidiram antecipar a comemoração do dia que marca a morte de Zumbi dos Palmares, o último líder do Quilombo dos Palmares durante o período colonial.

Com faixas, cartazes, bandeiras e fazendo muito barulho, os estudantes seguiram em direção ao Coreto Municipal na Avenida Getúlio Vargas. “A cor da pele não define a alma de um ser humano”, diz um dos cartazes. A Escola Estadual Zama Maciel abordou a questão do preconceito ainda muito presente na sociedade.

–––––––––––––––––––––––––––––––– CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ––––––––––––––––––––––––––––––––
Orthodontic - Especial Notícias

“O preconceito é um fardo que confunde o passado, ameaça o futuro e deixa o presente inacessível.” A discriminação, a luta pela igualdade racial e a cultura afro-brasileira também foram lembrados pelos estudantes. “Não sou descendente de escravos. Eu descendo de seres humanos que foram escravos”, lembrou outro estudante.

O Dia da Consciência Negra é comemorado há apenas três anos em Patos de Minas. Segundo o professor Omar, a iniciativa é para conscientizar os estudantes para que seja criada uma igualdade entre todas as etnias. Para Antônio Ventura, o momento serve também para homenagear as pessoas que sofreram na luta pela igualdade como Zumbi dos Palmares.

Zumbi era líder do Quilombo dos Palmares e lutou pela libertação dos negros até a sua morte. Em 1695, com 40 anos, Zumbi foi assassinado pelo capitão Furtado de Mendonça e seus restos mortais foram expostos em praça pública. O lugar onde era o Quilombo se transformou no Estado de Alagoas.

Imagens atualizado em 17/11/2017 • 35 fotos

Autor: Maurício Rocha Postado em 17/11/2017
Compartilhe:

52 comentários

Recentes Populares
Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Patos Hoje. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Portal Patos Hoje poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!

Os comentários que receberem 20 votos negativos a mais que os positivos serão retirados do Portal.

  • Cuidado, gente! | 2 anos, 7 meses atrás

    Esse negócio de tirar alunos de sala de aula pra participar de eventos é um grande risco para diretores de escolas. Se acontecer um acidente com um aluno desses, a direção da escola é totalmente responsável. Aluno so pode sair das escolas com autorização por escrito dos pais. Portanto, se os alunos menores de idade não tem autorização dos pais, trata-se de uma coisa ilegal.

    13 4 Responder

    CAPITÃO GAY - 2 anos, 7 meses atrás

    VIAJA NAO FI VEM PRA MINHA CASA QUE VC VAI VER O PERIGO E FICAR MANSINHO DO MEU LADO

    5 13

    ... - 2 anos, 7 meses atrás

    Penso que se nao tivesse autorização dos pais nenhum dos alunos estariam no Desfile , pois a primeira coisa que a escola faz é a autorização para os país dos alunos assinarem ????

    2 4

  • vladimir | 2 anos, 7 meses atrás

    até hoje somos escravizados por uns políticos corruptos e um sistema presidencialista falido. vamos mudar , parlamentarismo já :+1:

    12 3 Responder

  • MINHAS DÚVIDAS | 2 anos, 7 meses atrás

    Que dia vai ser o dia da Consciência Branca ? Se eu chamar um amigo meu de Brancão é discriminação racial ? Qual o dia para se comemorar o Dia dos Hetero ? Os brancos pobres terão cotas quando ?

    11 3 Responder

    Gesso - 2 anos, 7 meses atrás

    Qtas vezes fui chamada de engessada,por ser branca, ninguém morreu, ninguém matou,aí a gente usava só calça comprida pra num mostrar as pernas e sofrer "bullyng." Afff.

    0 1

    jared - 2 anos, 7 meses atrás

    o crianças com falta de inteligencia e conteudo me conta qual er a taxa de pessoas brancas que sofrem bullyng e depois compara com a dos negros

    0 0

  • Ganga Zumba | 2 anos, 7 meses atrás

    A escravidao infelizmente era tão arraigada e naturalizada na sociedade brasileira da época que até mesmo no Quilombo de Palmares havia escravizados. Escravos em quilombos era coisa comum. Pesquisas recentes são unânimes em admitir tal situação. A crueldade sempre fez parte da sociedade brasileira, que foi o último país a abolir a escravidão.

    11 2 Responder

  • Patense | 2 anos, 7 meses atrás

    Que falta de serviço!

    10 6 Responder

  • Flavio | 2 anos, 7 meses atrás

    Estudar que e bom nada......

    8 9 Responder

    Diga não ao preconceito - 2 anos, 7 meses atrás

    Vai vc estudar seu lixo..pelo menos fizeram algo de bom..em vez de vc que tá aqui fazendo comentários desnecessário,voce que tá precisando voltar pra escola pra aprender o que é respeito pelo próximo..seu lixo

    0 1

  • Carlão | 2 anos, 7 meses atrás

    Tem muita gente boa na classe, mas, a maioria gosta mesmo é de aparecer, esse negócio de ficar buscando demagogia, já tá é passando dos limites. A meu ver, a classe dos brancos é que já tá começando a sofrer com racismo, a igualdade é para todos. A realidade, não é bem essa que estão querendo :v: almejar, os espaços sociais, em sí, é uma disputa para todos, independente da cor do ser humano.

    8 4 Responder

  • Frango | 2 anos, 7 meses atrás

    Pütz!! Tá ficando chato essa vitimização de raças, classes, gênero e outras 5.345 coisas..

    8 3 Responder

    ue - 2 anos, 7 meses atrás

    A grande maioria não se faz de vítima, elas são. Preconceito no Brasil é igual futebol, tem em todo lugar.

    4 2

    Frango - 2 anos, 7 meses atrás

    Concordo contigo que existe preconceito EM TODO LUGAR... imagina se todos forem se vitimizar e ficam dando uma de coitado. ARREGACEMOS AS MANGAS E VAMOS À A LUTA.. Existem oportunidades para todos. Em tempo, NASCI NEGRO, POBRE e nas mesmas condições de outros milhões de brancos e negros de mesma situação, mas nunca coloquei isso como obstáculo pra nada. POSSO DIZER QUE VENCI NA VIDA e conheço vários outros negros, brancos, pardos, amarelos que estão na luta e abrindo bons caminhos através do estudo, do trabalho e da luta.

    2 0

  • Chega de hipocrisia | 2 anos, 7 meses atrás

    Eu nunca vi uma passeata contra a máfia dos sindicatos patronais e de empregados no Brasil! Todo mundo quer é mamar na teta do dinheiro do contribuinte!

    8 2 Responder

  • Hernesto | 2 anos, 7 meses atrás

    Preconceito to fora não devem existir , mas tem brancos preconceituosos como também tem negros preconceituosos , tem ricos preconceituosos como também tem pobres , e não adianta contas para negros não adianta nada disto o preconceito sempre existiu e sempre vai existir enquanto tiver ser humano nesse planeta e chocante mas está é a verdade..

    7 2 Responder

  • | 2 anos, 7 meses atrás

    Se todos são iguais por que existe cota para o negros?

    7 1 Responder

    Historiador - 2 anos, 7 meses atrás

    Estude a história do Brasil que você vai saber porque existe cota pra negros! O problema das cotas é que não foram explicadas pelo governo. Na ocasião, foram criadas para combater a desigualdade social causada pela diferença da formação étnica, os europeus chegaram ao Brasil com promessa de posses, feita pelo império, eles ganharam terras em todo país, principalmente no sul, já o negro veio na condição de escravo e foi proibido de estudar, quando houve a abolição, o negro foi jogado nas ruas sem estrutura e nem educação, a partir de então ele foge para a área periférica das cidades, dando inicio as favelas. A intenção da lei de cotas era igualar as condições estruturais e assim tentar amenizar as consequências do absurdo que foi a escravidão, outro detalhe, a cota pra negro passa por sérios critérios pra ser concedida, se alguém está burlando isso, aí já é crime. Citei o motivo das cotas pra negros, mas as razões de sua criação serve também para os índios, que são os verdadeiros brasileiros e donos deste país, pois estes foram os primeiros habitantes e de uma forma brutal, foram saqueados por uma parte européia.

    1 1

    Contra todo tipo de cotas! - 2 anos, 7 meses atrás

    Temos que acabar com todo tipo de cotas. Você vai ao banco e tem a cota da fila (gestante, idoso, pé quebrado, malandrão etc). O banco deve respeitar todo mundo. Gestante também pode esperar um pouquinho. Idoso não quer esperar porque tem que ir jogar baralho. E por aí vai. Não tem jeito mais de ficar refém de cotistas. O país não anda. Todos devem ser tratados com igualdade e não me venham com o discurso "na medida em que se desigualam". Isso é falácia! Estão tentando implantar cotas pra gays em concurso público: isso é uma vergonha!

    3 1

  • MARCÃO | 2 anos, 7 meses atrás

    ESSA MENINADA TINHAM É QUE ESTUDAR MAIS, E DEIXAR ESSAS COISAS DE PRECONCEITO PARA OS OUTROS. INFELIZMENTE OS NEGROS SÃO MUITO PRECONCEITUOSOS, MAS NÃO ASSUMEM ISSO, BASTA VER NEGROS CASADOS COM LOURAS E ETC. NÃO TENHO NADA CONTRA, MAS ACHO LINDO UM CASAL DE NEGROS INCLUSIVE QUANDO TEÊM FILHOS, E ISSO É MUITO DIFÍCIL DE VER NOS DIAS DE HOJE. NÃO TEMOS MAIS NEGROS E SIM MESTIÇOS.

    6 7 Responder

    Dedo na Ferida! - 2 anos, 7 meses atrás

    Que ignorância hein Marcão, abra a cabeça rapaz, desde quando que uma raça é obrigada a se casar só com integrantes dela? Sentimento não tem raça, qualquer um pode se envolver com quem quiser. Se a gente pegar esse raciocínio atrasado seu, estamos enrolados, no seu pensamento, o japonês que se casa com brasileira é racista, o americano que se casa com uma russa também é, o ruivo que casa com uma japonesa, o índio que casa com uma branca e etc... Vamos evoluir gente.

    1 3

    Marcao - 2 anos, 7 meses atrás

    Dedo na Ferida, Não acredito que você é um desses, para com essa ignorância. Eu acho bonito mesmo um casal de negros com filho mesmo, e você deveria respeitar a minha posição, só digo uma coisa para você eu sou um branquelo igual um alemão, sou gaúcho do meu RS.

    2 1

    Diga não ao preconceito - 2 anos, 7 meses atrás

    Sai daqui seu lixo imundo..se tá achando ruim vai lá e faz melhor do que ficar mandando ir estudarem..seu preconceituoso..embuste..

    1 2

    Marcao - 2 anos, 7 meses atrás

    A pior ignorância é a academia, é isso mesmo não estuda não, vai ver onde você vai parar.

    1 0

    jared - 2 anos, 7 meses atrás

    o MARCAO deixa eu te falar um negocio querido o brasil e formado por miscigenação ou seja não temos uma raça pura e outra desde quando coração escolhe raça,genero

    0 0

  • Lestat | 2 anos, 7 meses atrás

    Que tal uma passeata por justiça social e maior igualdade de oportunidades na educação e no campo profissional!!???

    6 0 Responder

    Dude - 2 anos, 7 meses atrás

    Vai la e passeia entao

    0 4

  • Por isso q jamais votarei no Bolsonaro | 2 anos, 7 meses atrás

    Eu abomino racistas preconceituosos. E vc é um deles. E seu candidato também. Imagina um País governado por um racista? Será o fim dos direitos das minorias. Jamais votaria num sujeito assim.

    5 3 Responder

    Claudio - 2 anos, 7 meses atrás

    o sogro do Bolsonaro é negro e a esposa dele é mulata. Pesquise antes de afirmar algo.

    0 0

  • patense | 2 anos, 7 meses atrás

    tinha era que ter feriado. Sacanagem, em Montes Claros é feriado. Patos é largado mesmo

    4 7 Responder

    Flavio - 2 anos, 7 meses atrás

    Mudar para Montes Claros e seja feliz .........

    3 3

  • Qual o custo-benefício da manifestação? | 2 anos, 7 meses atrás

    Qual o custo benefício de passeata, carreata, bicicletata, tratoraço etc? Se essa molecada estivesse com bons professores tendo aulas em condições de respeito e autoridade nas escolas, o país melhoraria muito mais. A tal de manifestação não serve pra nada a não ser pra dar visibilidade a uma meia dúzia, que se candidata a vereador nas próximas eleições. São massa de manobra esses estudantes, são usados sem nenhum escrúpulos. Todo mundo sabe que preconceito é errado e deve ser punido! Ou tem alguém que acha discriminação coisa certa? O povo tem que avançar, ficam batendo na mesma tecla entra ano e sai ano. Por isso esse país não tem jeito. O Brasil virou o país das manifestações, das associações e dos sindicatos fajutos patronais e de empregados. Aqui em Patos tem associação pra tudo. Adianta o quê? A cidade tem a menor média salarial do Alto Paranaíba, não tem indústria, povo mal criado no trânsito etc etc etc. Tá na hora de muita gente caçar serviço e coisa útil pra fazer.

    4 6 Responder

    Blá blá blá blá blá blá - 2 anos, 7 meses atrás

    Vc é chato demais, cara.

    5 3

    jared - 2 anos, 7 meses atrás

    o querida ja tomo conta da sua vida hoje

    0 0

  • Kunta Kinte | 2 anos, 7 meses atrás

    Antes de querer combater a desigualdade racial, deveria-se lutar contra a desigualdade social, que é muito mais danosa para a sociedade.

    4 0 Responder

  • BOLSONARO: RACISTA e HOMOFÓBICO | 2 anos, 7 meses atrás

    Candidato preconceituoso não merece disputar a Presidência do Brasil.

    3 8 Responder

    Bolsolixo, o candidato dos Analfabetos Políticos - 2 anos, 7 meses atrás

    Quem vota nesse cara é mt pior do ele. Preconceituoso, racista e homofóbico. Defensor da ditadura militar e da tortura.

    2 1

    Pra que eleger um candidato NEO-NAZISTA? - 2 anos, 7 meses atrás

    Esse tal de BOLSONABO não passa de um NEO-NAZISTA. Ele defende as mesmas idéias de ADOLF HITLER. Simples assim.

    2 1

    Franco - 2 anos, 7 meses atrás

    E Você o que é? Isso que faz, atacando o BOLSONARO, não seria preconceito, racismo ou heterofobia??

    1 2

    Claudio - 2 anos, 7 meses atrás

    Bolsonaro nazista kkkk, nao sabe nem o que esta falando.. Ele é contra o aborto, eutanasia, é a favor da familia, liberação de armas, e do livre mercado para geração de empregos. Partidos comunistas destruiram o Brasil, acabaram com postos de empregos, a liberdade de andar nas ruas sem ser assaltados e a saude publica então nem se fala.

    1 1

  • Bolsonaro 2018 | 2 anos, 7 meses atrás

    Esse protestos jamais deveriam existir. Se abrir brechas pra isso, o que será do Brasil? Cheio de gente querendo protestar por qualquer motivo.

    3 6 Responder

    Cala a sua boca suja, preconceituoso - 2 anos, 7 meses atrás

    Vc é tão preconceituoso quanto seu candidato despreparado. Limpa sua boca suja pra falar de algo tão legítimo.

    5 2

    Vc acabou de provar seu preconceito - 2 anos, 7 meses atrás

    Que nojo do preconceito q vc defende. Esse tal de Bolsolixo é pior ainda. Um racista.

    4 1

    Diga não ao preconceito - 2 anos, 7 meses atrás

    Você que não deveria existir seu ...preconceituoso..volta pro útero da sua mãe

    4 1

    Como voltar pro útero se esse cara é filho de chocadeira - 2 anos, 7 meses atrás

    Esse bando de racistas do Bolsonaro deveriam ser expurgados da sociedade. Vão simplesmente formar uma ideologia Neo-Nazista no Brasil.

    3 1

  • Gabriel | 2 anos, 7 meses atrás

    Vão ... todos, vão procurar algo o que fazer e parem de MIMIMIMIMI

    3 3 Responder

  • Adolf Hitler | 2 anos, 7 meses atrás

    Nhain Nhains Nhain Nhaisn Nhaisn

    2 8 Responder

  • Professor | 2 anos, 7 meses atrás

    Somos um estado laico e todos os preconceitos deveriam ser combatidos igualmente, inclusive dentro das escolas. Não é incentivar, é combater as diferenças, é mostrar que não há diferença. Os conceitos e preconceitos não deveriam estar ligados ás crenças religiosas. Condenam o estado islâmico extremista que, embora tenha cunhos políticos, como todos os tipos de igrejas, defendem suas idéias com violência física. Preconceitos são violências psíquicas. O dia que a sociedade aprender usar as suas crenças pra si e não para os outros, aí sim vamos ter um mundo melhor.

    2 6 Responder

    Blá blá blá blá blá blá - 2 anos, 7 meses atrás

    Vc é chato demais, cara.

    2 1

  • Dude | 2 anos, 7 meses atrás

    Eu queria poder responder a altura todos esses comentários hipócritas e idiotas de pessoas que não sabem nem o que estão falando, mas esse site é muito lento e não tenho tempo sobrando como certas pessoas pra ficar esperando, tudo o que tenho a dizer é: Parem de ser hipócritas isso é uma manifestação de escolas, as pessoas que estão criticando provavelmente estão sentadas num sofá não fazendo nada em prol de algo ou alguém, simplesmente esperando outras pessoas fazerem por elas. Ao invés de reclamar do que alguns fazem por que não levantam a bunda dá cadeira e vão a luta pelo que acreditam? Pelo amor de Deus.

    1 7 Responder

  • Silvão | 2 anos, 7 meses atrás

    O misturar dos povos é o futuro... o misturar é a vitória! A cor da pele não nada perto do coração e de suas cabeças pensantes e positivas. COR DA PELE... !!!

    1 3 Responder

carregar mais comentários