Com faixas, cartazes, bandeiras e fazendo muito barulho, os estudantes seguiram em direção ao Coreto Municipal na Av. Getúlio Vargas.

Estudantes de diversas escolas públicas de Patos de Minas saíram às ruas na manhã desta sexta-feira (17) para celebrar o Dia da Consciência Negra. A data oficial é 20 de novembro, mas os estudantes e professores decidiram antecipar a comemoração do dia que marca a morte de Zumbi dos Palmares, o último líder do Quilombo dos Palmares durante o período colonial.

Com faixas, cartazes, bandeiras e fazendo muito barulho, os estudantes seguiram em direção ao Coreto Municipal na Avenida Getúlio Vargas. “A cor da pele não define a alma de um ser humano”, diz um dos cartazes. A Escola Estadual Zama Maciel abordou a questão do preconceito ainda muito presente na sociedade.

“O preconceito é um fardo que confunde o passado, ameaça o futuro e deixa o presente inacessível.” A discriminação, a luta pela igualdade racial e a cultura afro-brasileira também foram lembrados pelos estudantes. “Não sou descendente de escravos. Eu descendo de seres humanos que foram escravos”, lembrou outro estudante.

O Dia da Consciência Negra é comemorado há apenas três anos em Patos de Minas. Segundo o professor Omar, a iniciativa é para conscientizar os estudantes para que seja criada uma igualdade entre todas as etnias. Para Antônio Ventura, o momento serve também para homenagear as pessoas que sofreram na luta pela igualdade como Zumbi dos Palmares.

Zumbi era líder do Quilombo dos Palmares e lutou pela libertação dos negros até a sua morte. Em 1695, com 40 anos, Zumbi foi assassinado pelo capitão Furtado de Mendonça e seus restos mortais foram expostos em praça pública. O lugar onde era o Quilombo se transformou no Estado de Alagoas.