Os agentes de combate à endemias que vão conduzir o veículo receberam treinamento.

O Programa Municipal de Combate à Dengue ganhou uma nova ferramenta para tentar conter os avanços do mosquito transmissor.  Uma motocicleta adaptada com uma bomba de aplicação de inseticida que vai permitir aos agentes de endemias a chegarem aos locais mais distantes e de difícil acesso.

A chamada MotoFog chegou na última sexta-feira (02) e foi bastante comemorada pelos agentes de endemias. O veículo vai permitir que o trabalho seja feito de forma mais ágil e eficaz em becos, ruas estreitas e locais de difícil acesso. Além disso, a ferramenta permite que sejam realizados bloqueios utilizando uma quantidade menor de inseticida e com um alcance expansivo.

O inseticida aplicado através da MotoFog em uma espécie de névoa (fumaça) mata os mosquitos em sua forma adulta. Os agentes de combate à endemias que vão conduzir o veículo receberam treinamento e estão capacitados para conduzir o veículo de forma adequada para melhor aproveitamento do inseticida durante a aplicação.

O Programa Municipal de Combate à Dengue ressalta, no entanto, que é necessário que toda a população continue colaborando no combate ao transmissor. Verificar com atenção as calhas, tambores com água, pratos de plantas, caixas d'água é de suma importância. “Se cada um tirar 10 minutos por semana para verificar cada item é possível manter o mosquito Aedes aegypti (vetor transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus) longe das nossas casas.

Autor: Maurício Rocha