Ao todo 54 agentes políticos foram diplomados.

A Justiça Eleitoral diplomou na noite dessa segunda-feira (19) os prefeitos, vices e vereadores eleitos de Patos de Minas e de mais 3 cidades da região. A solenidade aconteceu no Salão do Júri do UNIPAM. Familiares e amigos compareceram à cerimônia que foi presidida pelo Juiz Eleitoral Vinícius de Ávila Leite.

Ao todo, foram 54 agentes políticos diplomados na região. Eles vão compor o Poder Executivo e Legislativo de Patos de Minas, Lagoa Formosa, Varjão de Minas e São Gonçalo do Abaeté. O Tenente Coronel Azevedo e o Promotor Eleitoral, Jacques Souto, participaram da solenidade. Antes da entrega dos diplomas, o Juiz Eleitoral Vinícius de Ávila Leite fez uma reflexão sobre a diplomação e o momento em que o país atravessa.

Ele destacou que as pessoas estão angustiadas com toda a crise política vivenciada no país e é preciso agir com responsabilidade para se corresponder aos anseios da população. “É preciso ter compromisso com a palavra empenhada”, disse. Ele destacou a importância da boa política e ressaltou que a população depositou um voto de esperança neles. “Onde houver seriedade, confiança haverá crescimento”, afirmou.

O Prefeito Eleito de Patos de Minas, José Eustáquio, falou em nome dos prefeitos e vices eleitos. Ele destacou que a crise política provocou um efeito dominó em que a indústria, comércio e prestação de serviço sofreram redução nas atividades e com isso a diminuição na arrecadação. “Vamos ter que cortar na “própria carne” para reduzir as despesas e andar de mãos dadas com os outros órgãos públicos.”, disse.

O vereador Francisco Frechiani discursou em nome dos vereadores. Ele falou sobre a dificuldade de se colocar o nome para apreciação pública diante da crise moral e política instalada no país. “Temos responsabilidade. Somos representantes do povo e todo poder emana do povo. A única saída é a política séria e sadia. Devemos recuperar o prestígio das autoridades e fazer com que as pessoas participem das discussões,” discursou.

Após a entrega dos diplomas, o juiz eleitoral encerrou a cerimônia reforçando o voto de esperança depositado nos agentes políticos eleitos na região. A diplomação faz parte do calendário eleitoral. Sem ela, os agentes eleitos não podem tomar posse nos cargos. Em Patos de Minas, a cerimônia vai acontecer no dia 1° de janeiro de 2017.

Autor: Farley Rocha