Imagem Ilustrativa

2019 não ficará marcado na história do Atlético Mineiro. Após um início de temporada promissor no Campeonato Brasileiro, o time caiu de rendimento e terminou relativamente longe de uma vaga na Libertadores.

O desempenho abaixo do esperado culminou na saída do ex-URT Rodrigo Santana e na chegada de Vagner Mancini para comandar o elenco. Com pelo menos a Sul-Americana garantida para 2020, o Galo inicia o planejamento para a próxima temporada tendo que disputar quatro torneios grandes: Campeonato Mineiro, Copa do Brasil, Copa Sul-Americana e Campeonato Brasileiro.

Rejuvenescer o elenco é prioridade

O Galo conta com um elenco relativamente velho. Há alguns medalhões no elenco e que participaram da campanha do time no título da Libertadores de 2013 — como Victor, Réver, Leonardo Silva e Luan.

Para 2020, já foi anunciado que Elias não seguirá como jogador do Atlético. O meio-campista chegou com altas expectativas em 2017, após negociação do Galo com o Sporting Lisboa. Após três temporadas no alvinegro mineiro, o jogador sai sem deixar saudades.

Perto de completar 35 anos (em maio de 2020), Elias tem contrato que termina em dezembro deste ano. Outro que já não vai ficar é Geuvânio. O ponta, que jogou a temporada de 2018 pelo Flamengo, chegou ao Galo em março e teve altos e baixos como um jogador coadjuvante na equipe.

Em busca de pontas e um centroavante

O maior problema do Galo durante todo 2019 foi nas pontas. A equipe tentou vários jogadores diferentes ao longo de toda temporada, mas o único que se firmou foi o ídolo Luan — que recentemente completou 300 jogos com o time.

Após a saída de Roger Guedes no ano passado, o time tem tido problemas para encontrar um parceiro de Luan nas pontas do gramado. Nomes como Geuvânio, Romulo Otero e Maicon Bolt não conseguiram assegurar a titularidade ao longo desta temporada.

Portanto, é bem provável que o Galo procure jogadores velozes e de qualidade para a próxima temporada — principalmente pelo lado esquerdo do campo.

Já a posição de centroavante também é um problema. Alerrandro foi vendido para o Bragantino , enquanto Ricardo Oliveira provavelmente não ficará na equipe.

Com a situação de Ricardo Oliveira indefinida para 2020, o time tem apenas Franco Di Santo como atual nome para o ataque na próxima temporada. Isso faz com que a diretoria foque na contratação de um novo centroavante.

Dar mais espaço para jovens revelações

O fim da temporada do Galo foi bem morno, mas o baixo risco de ser rebaixado nas últimas rodadas e a falta de oportunidade de brigar pela Libertadores fez com que Vagner Mancini testasse vários jovens jogadores e alguns mostraram bom futebol.

Um deles é Marquinhos, que com apenas 20 anos impressionou na reta final do Brasileirão e foi monitorado de perto pelo Chelsea. Meia-atacante de velocidade e jogadas incisivas, provavelmente ele terá mais espaço na equipe titular do Galo em 2020.

Outro é Bruninho, jogador ainda mais novo e de apenas 19 anos. Ainda promessa, ele atua na posição de meia-atacante e tem boa habilidade com a bola nos pés. Nomes como Guilherme Castilho (meio-campista) e Neto (volante) também podem pintar no time principal com frequência no ano que vem.

Também vale citar Felipe Sousa, jovem patense que fez bonito com a camisa do Galo na Copinha deste ano.

Expectativas moderadas para 2020

Despois de ser oficial o posto de Rodrigo Santana , o Galo caiu de produção e, para piorar, enfrentou certos problemas financeiros no último trimestre do ano. Para equilibrar as contas, a diretoria utilizou boa parte do dinheiro recebido pela venda de Alerrandro para quitar salários atrasados.

Para a próxima temporada, é muito provável que a equipe não realize contratações fora da realidade financeira atual, visto que o presidente Sérgio Sette Câmara valoriza muito o controle financeiro.

O presidente também já adiantou que vai realizar algumas mudanças no planejamento. “Cinco é a nota do ano do Galo este ano. Nós poderíamos ter brigado por coisa melhor neste ano. Em um dado momento do Campeonato Brasileiro, abrimos mão para focar na Sul-Americana. Pagamos o preço de não conseguir disputar uma vaga na Libertadores”, afirmou em entrevista.

Sem muitas contratações bombásticas, o Galo tem expectativas moderadas para o ano que vem e as maiores chances de título estão no Campeonato Mineiro e na Sul-Americana.

Em todas as edições que participa, o Atlético é um dos principais favoritos para vencer a SulAmericana.

Neste ano, por exemplo, o time chegou a estar entre os quatro finalistas e a Betway Esportes, side de futebol bets , dava as maiores probabilidades de título para a equipe antes da derrota para o Colón na semifinal.

Já a Copa do Brasil apresenta um nível maior de dificuldade, visto que também conta com a presença dos seis melhores times do Campeonato Brasileiro.

Quanto ao início da próxima temporada, o time estreou com vitória de 1 a zero no Campeonato Mineiro no dia 22 de janeiro em jogo contra o Uberlândia.