O Patos Hoje foi conhecer, na tarde desta sexta-feira (28), a história de uma mãe e uma filha que juntas estão passando por diversas dificuldades em Patos de Minas. Elas estão muito doentes, precisando de exames, medicamentos, cirurgias e, mesmo assim, durante nossa conversa, não tiraram o sorriso do rosto. Além de tudo isso, elas também não têm o que comer e nem como pagar as contas básicas de água e luz da casa onde moram. Elas pedem ajuda da população.

A história de Vânia Veríssimo Silva de 58 anos e de sua filha Stephanny Veríssimo Silva de 25 anos chamou comoveu a nossa equipe de reportagem e nós fomos na Rua Nito de Deus Vieira bater um papo com elas. Vânia contou que as duas lutam diariamente para conseguir sobreviver e que o que as mantêm de pé, é a fé inabalável das duas e a ajuda de algumas pessoas. A dona Vânia foi diagnosticada com 23 nódulos na tireoide. De acordo com ela, dois desses nódulos podem ser malignos, ou seja, ela pode estar com câncer na garganta.

“Eu sinto dores de cabeça muito fortes o dia inteiro, essas dores sempre passam para o pescoço, para a nuca e eu não sei mais o que fazer”, disse Vânia. Segundo ela, as dores são intensas e que não tem condições de comprar os remédios que precisa tomar e nem de realizar uma biopsia ou algum outro exame que possa atestar seu real estado de saúde. Em conversa com nossa equipe de reportagem, Stephanny, filha da dona Vânia, disse que vem travando uma verdadeira batalha contra as doenças e as dificuldades financeiras juntos com a mãe.

A jovem de 25 anos emagreceu 20kg em apenas 15 dias. De acordo com ela, tudo começou depois que ela sentiu algumas dores em suas partes íntimas. Ela nos contou que foi emagrecendo muito com o passar do tempo. A jovem que pesava cerca de 65kg, hoje está com apenas 38kg e com suspeita de câncer no colo do útero e no pâncreas. Além disso, Stephanny tem a pressão baixa e por várias vezes chegou a desmaiar na rua o que fez com que ela ficasse muito mais em casa. “Eu dou muita febre principalmente na parte da noite e também sangro muito mesmo estando fora do ciclo menstrual”.

A dona Vânia nos contou que elas não possuem nenhuma fonte de renda e que sobrevivem da ajuda de outras pessoas. “Eu fiz uma faxina em um apartamento próximo aqui e ganhei R$50,00. Eu peguei o dinheiro e comprei uma marmita para mim e outra para ela”, disse a mãe. Stephanny trabalhava em um frigorífico da cidade e disse que foi demitida por justa causa depois de não ter condições de ir para o trabalho devido às dores e a falta da saúde.

Elas precisam urgentemente de acompanhamento médico e de coisas básicas para sobreviver como alimentos e roupas. Stéphanny não tem guarda-roupas. Todas as suas roupas são guardadas em caixas de papelão no cantinho de seu quarto. A televisão que era a única distração das duas não funciona mais. O chuveiro da casa queimou e elas estão tomando banho frio. As contas de água e luz estão acumuladas e a qualquer momento o fornecimento pode ser cortado. Até o cabelo da jovem, foi cortado como presente por uma cabeleireira que se dispôs a ir à casa delas.

Quem puder ajudar de alguma forma a Dona Vânia e a Stephanny pode entrar em contato pelo telefone 3823-9878. Elas não possuem telefones celulares pois foram furtadas quando estavam se mudando para a casa onde moram atualmente. Quem também quiser conhecer um pouco mais sobre a história delas poderá encontrá-las na Rua Nito de Deus Vieira,190, no Bairro Alto Caiçaras.