A reunião acontecu nessa segunda-feira (22).

A reunião do Comitê Cidades Resilientes e da Coordenadoria de Defesa Civil de Patos de Minas nessa segunda-feira (22) teve como alvo a epidemia de Dengue que toma conta do município. São 1.680 casos notificados, sendo que 477 já foram confirmados. E esse número pode ser muito maior, tendo que vista que muitos casos não chegam ao serviço público de saúde. A doença pode levar a morte e existe uma grande preocupação nesse momento.

Para tentar conter o avanço do Mosquito Aedes Aegypti, que transmite a Dengue e outras doenças, uma grande Força-Tarefa está sendo formada para um dia de combate ao transmissor. Prefeitura, órgãos públicos, clubes de serviço, entidades assistenciais e a sociedade estão sendo convocados para ações que vão acontecer no dia 27 de abril. A mobilização vai começar bem cedo, por volta de 7h30.

Agentes de endemias, agentes de saúde e atiradores do Tiro de Guerra serão mobilizados para participarem de um grande mutirão. Eles vão percorrer 19 pontos mais críticos da cidade recolhendo todo tipo de material que possa acumular água e que sirva de criadouro para o Aedes Aegypti. A Prefeitura vai disponibilizar veículos e funcionários para recolher estes materiais.

O Corpo de Bombeiros vai atuar em locais de difícil acesso, observando calhas de órgãos como o Conservatório Municipal, Projeto Saci, Quadra do Jardim Esperança, Tiro de Guerra e outros locais mais altos que ainda não foram verificados. Segundo o capitão Artur - do Corpo de Bombeiros, a Força-Tarefa também avalia a possibilidade de utilizar drones para observar a presença de focos em locais de difícil acesso.

Também será realizada uma carreata com concentração na Unidade de Saúde Geraldo Resende às 7h30. Os participantes vão percorrer toda a cidade, até a Unidade de Saúde do Jardim Esperança, mobilizando a população para participar do trabalho de combate ao transmissor. Aliás este é o principal objetivo. A secretária municipal de saúde, Denise Fonseca, lembrou que a grande maioria dos focos do Aedes Aegypti está dentro das casas e que sem a participação de todos a batalha contra o mosquito não será vencida.