No dia Internacional da Mulher, o Jornal da Manhã da Rádio Jovem Pan Patos promoveu uma edição especial para debater sobre a realidade das mulheres brasileiras. Mais do que as conquistas, as três convidadas especiais destacaram também as lutas que precisam ser travadas diariamente para que a tão sonhada igualdade seja de fato uma realidade.

Engenheira e doutora em planejamento urbano, Beatriz Correia preferiu destacar o poder das mulheres, os avanços que elas conquistaram ao longo do tempo e as possibilidades de conquistar mais. A advogada e conselheira da OAB, Kátia Andrade afirmou que existe uma deturpação do termo feminismo. “É muito de quem não quer ver concretizados os direitos da mulher. O feminismo nada mais é do que uma política de igualdade”.

Para a professora e mestre em educação, Elisa Guedes chamou a atenção para as mulheres pobres, que são as pessoas que mais sofrem com a desigualdade. Ela destacou que 39% das famílias brasileiras são chefiadas por mulheres e a maioria por mulheres pobres. “Enquanto nos não conseguirmos resolver o nosso problema de desigualdade social, nós teremos mulheres sofrendo”, afirmou.

“A luta feminina, a luta pessoal, da mulher de classe média teve muitos avanços. Mas luta da mulher pobre é uma luta que avançou pouco. Avançou pouco em termos de acesso à saúde, acesso a educação, acesso ao alimento, acesso à moradia... é essa mulher que tem que nos preocupar em particular, é essa que nos faz chorar, é essa que nos emociona, é essa que nos sensibiliza, é essa luta que a sociedade brasileira tem que assumir como sua”, destacou Elisa Guedes.

Ouça a integra da entrevista!