Imagem: Arquivo Patos Hoje

A partir deste sábado (22), estabelecimentos que trabalham com atividade física e desportiva em Patos de Minas poderão reabrir, com restrições. A permissão se deve ao fato de o Comitê Executivo Covid-19, do Governo estadual, ter criado protocolo para o funcionamento desses estabelecimentos na onda amarela do plano. A flexibilização abrange academias, clubes e demais atividades esportivas de lazer nas quais seja possível implantar as medidas sanitárias previstas. Agências de viagem também passaram a fase intermediária do programa (CNAEs abaixo).

Outra mudança é que, em planilha atualizada nessa quinta-feira (20), a microrregião de Patos de Minas avançou da onda vermelha para a amarela no Minas Consciente. A orientação é válida para o período de 22 a 28 de agosto. No documento, a macrorregião Noroeste continua na fase mais restritiva, mas o Executivo local optou por seguir a classificação mais flexível do plano, decisão que será oficializada em decreto. Por decisão judicial, o município já acompanha as permissões da onda amarela desde o dia 8 deste mês.

Protocolo – É importante que os responsáveis por academias e atividades afins observem o protocolo sanitário específico para o setor criado pelo Minas Consciente. Conforme o documento, a reabertura na fase amarela impõe, por exemplo, distanciamento mínimo entre os frequentadores, agendamento para evitar lotação superior àquela considerada segura e higienização rígida dos equipamentos, para evitar a transmissão por meio das superfícies.

A previsão inicial era que academias, clubes e demais atividades esportivas de lazer só reabrissem na onda verde, quando estão liberadas atividades não essenciais com alto risco de contágio. As medidas de prevenção para funcionamento nessa onda são menos restritivas, permitindo “mais normalidade” no dia a dia dos estabelecimentos.

*Planilha disponível no site www.mg.gov.br/minasconsciente . Clique na imagem com os dizeres “Clique aqui e confira os municípios que aderiram ao Minas Consciente e orientações de onda para macro e microrregiões.