O projeto "Café com Bordado" foi apresentado na manhã desta sexta-feira (23) na Mitra Diocesana.

A Associação Renasce Pindaíbas juntamente com a diocese de Patos de Minas lançaram na manhã desta sexta-feira (23) o projeto “Café com Bordado, a arte e o diálogo como caminho para a superação da violência”. O projeto tem como objetivo proporcionar às pessoas um espaço onde elas poderão expor suas angústias e conversar com outras pessoas por meio de reflexões, tendo o diálogo e o bordado como estratégias. A princípio o projeto acontece no distrito de Pindaíbas e posteriormente poderá chegar a Patos de Minas. Os recursos foram repassados pela Confederação Nacional dos Bispos do Brasil.

O projeto, que é inspirado na campanha da fraternidade 2018, promete aproximar ainda mais as pessoas em conversas e reflexões mediadas enquanto elas transferem suas angústias e frustrações para o bordado em uma toalha que será colocada sobre uma mesa. De acordo com Geize Marques, coordenadora do projeto, tudo começou quando se viu a necessidade de diminuir todo e qualquer tipo de violência seja falada, escrita e até contra o meio ambiente.

“Em Pindaíbas nós tempos o projeto Pró Nascentes que busca recuperar as nascente do córrego do bauzinho e nós precisamos dar continuidade à essa interação entre as pessoas no que diz respeito a sustentabilidade e a superação da violência porque a destruição de nascente é um tipo de violência e também porque Pindaíbas sofre com outros tipo de violência que precisam ser superadas”. Geize ainda conta que serão oito meses de trabalho com discussão de vários temas como saúde pública, políticas públicas, partilha, violência, meio ambiente e demais assuntos de interesse da sociedade.

Em coletiva de imprensa na Mitra Diocesana, o Bispo Dom Cláudio Nori Sturn explicou que, uma das propostas principais deste projeto é auxiliar na superação da violência, uma vez que ela ficou bastante explícita, principalmente durante o período eleitoral. “Nós vivemos um tempo de muitas palavras e gestos agressivos principalmente neste período eleitoral, é importante lembrar que a questão da violência se faz presente de todas as formas seja com palavras, preconceitos, atitudes e muitos gestos que às vezes ferem e machucam outra pessoa. Trabalhando com essas questões em volta de uma mesa com o café e o bordado as pessoas vão poder bordar esses sentimentos buscando a reconciliação e curando as feridas”.

Segundo Dom Cláudio, a violência não é apenas uma questão da igreja católica, mas sim de toda a sociedade brasileira. “A igreja propõe o tema da Campanha da Fraternidade e esse ano o tema foi muito oportuno, entretanto, a questão da violência não é uma questão apenas da igreja, é de toda a sociedade partilhando o amor, a cortesia o respeito a tolerância e o mais importante que é substituir os sentimentos de ódio, de vingança por sentimentos de bondade, de ternura, de amor, de respeito pelos outros e pelas diferenças”.

Os recursos utilizados no projeto foram repassados pelo fundo de solidariedade da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil. São recursos destinados para projetos que sejam desenvolvidos baseados no tema da Campanha da Fraternidade e que são doados pelas pessoas das paróquias.

Os organizadores pedem para que a população façam doações de xícaras e pires para o projeto. Não precisa necessariamente ser uma xícara nova, pode ser aquela que não está mais sendo usada. Até o momento foram arrecadadas 125 xícaras e 92 pires. Quem quiser doar pode deixar os objetos na Baterfly Enxovais dentro da Galeria Ferreira e na Provanza localizada na Rua José de Santana.