A marca da cinza faz parte da tradição demonstrada na Bíblia. ( Foto: Arquivo Patos Hoje )

Começou oficialmente nesta Quarta-Feira de Cinzas (10) o período da quaresma.   Durante os quarenta dias que precedem a Semana Santa e a Páscoa, os cristãos dedicam-se à reflexão, a conversão espiritual e se recolhem em oração e penitência para lembrar os 40 dias passados por Jesus no deserto e os sofrimentos que ele suportou na cruz.

Durante a Quaresma a Igreja veste seus ministros com vestimentas de cor roxa, que simboliza tristeza e dor. A quarta feira de cinzas é um dia usado para lembrar o fim da própria mortalidade. A marca da cinza faz parte da tradição demonstrada na Bíblia, onde vários personagens jogavam cinzas nas suas cabeças como prova de arrependimento.

Na Bíblia, o número quarenta é bastante frequente, para representar períodos de 40 dias ou quarenta anos, que antecedem ou marcaram fatos importantes: 40 dias de dilúvio, quarenta dias de Moisés no Monte Sinai, 40 dias de Jesus no deserto antes de começar o seu ministério, 40 anos de peregrinação do povo de Israel, no deserto etc.

Com o fim do carnaval e início da quaresma, muitos deixam alguns hábitos em forma de penitência. É comum ver pessoas não consumirem bebida alcoólica ou deixarem de comer carne vermelha. Na Quarta-feira de Cinzas (e na Sexta-feira Santa) a Igreja Católica aconselha os fiéis a fazerem jejum e a não comerem carne.

Esta tradição já existe há muitos anos e tem como propósito fazer com que os fiéis tomem parte do sacrifício de Jesus. Assim como Jesus se sacrificou na cruz, aquele que crê também pode fazer um sacrifício, abstendo-se de uma coisa que gosta, neste caso, a carne.

Hoje também começa a Campanha da Fraternidade 2016, cujo tema é "Casa Comum, nossa responsabildiade" e o lema "Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca" Na Quaresma, o Senhor também nos convida a confessarmos os nossos pecados.

Confira as Celebrações de Cinzas em Patos de Minas:

Paróquia Catedral de Santo Antônio: 6h30 e 19h

Paróquia Nossa Senhora do Rosário: 6h, 11h e 19h

Paróquia Santa Terezinha: 7h, 9h, 17h e 19h

Paróquia São Benedito: 6h e 19h30

Paróquia São João Batista: 6h30 e 19h

Paróquia São Vicente de Paulo: 7h e 19h

Paróquia Nossa Senhora da Abadia: 6h, 7h30 (Comunidade Santa Rita), 19h

Paróquia São Pedro e São Paulo: 8h (Comunidade São Pedro), 17h30 (Comunidade Divino Espírito Santo), 19h30 (Batalhão - Igreja São Cristovão)

Nesta quarta-feira de Cinzas (10) o site da Diocese de Patos de Minas publicou uma leitura bíblica em que fala sobre os jejuns e oração:

“1ª Leitura

(Jl 2,12-18)

Leitura da Profecia de Joel

12“Agora, diz o Senhor, voltai para mim com todo o vosso coração, com jejuns, lágrimas e gemidos; 13rasgai o coração, e não as vestes; e voltai para o Senhor, vosso Deus; ele é benigno e compassivo, paciente e cheio de misericórdia, inclinado a perdoar o castigo”.14Quem sabe, se ele se volta para vós e vos perdoa, e deixa atrás de si a bênção, oblação e libação para o Senhor, vosso Deus?15Tocai trombeta em Sião, prescrevei o jejum sagrado, convocai a assembleia; 16congregai o povo, realizai cerimônias de culto, reuni anciãos, ajuntai crianças e lactentes; deixe o esposo seu aposento, e a esposa, seu leito.17Chorem, postos entre o vestíbulo e o altar, os ministros sagrados do Senhor, e digam: “Perdoa, Senhor, a teu povo, e não deixes que esta tua herança sofra infâmia e que as nações a dominem”. Por que se haveria de dizer entre os povos: “Onde está o Deus deles?”18Então o Senhor encheu-se de zelo por sua terra e perdoou ao seu povo.

— Palavra do Senhor.

— Graças a Deus.”

Autor: Farley Rocha