As  instituições financeiras amanheceram com inúmeras pessoas esperando por atendimento.

As filas enormes de pessoas nas portas de bancos parecem ter se tornado uma rotina em Patos de Minas. Nesta segunda-feira (23), instituições financeiras amanheceram com inúmeras pessoas esperando por atendimento. Os bancos estão funcionando com horários diferentes nesta semana.

Gerentes das instituições vêm orientando as pessoas a buscarem meios on line para resolverem suas questões bancárias. Atualmente, há diversos dispositivos que auxiliam os clientes. No entanto, muitos ainda precisam dos atendimentos presenciais.

Clientes reclamam da falta de profissionais para fazer o atendimento de forma mais ágil. Eles também criticam que as instituições conquistam cada dia mais lucros, mesmo assim não investem em pessoal para garantir o atendimento eficaz.

Em Patos de Minas, a Lei Municipal n° 5.768, de 14 de julho de 2006, obriga estabelecimentos de crédito a atender o usuário em tempo hábil. Segundo a lei, esses estabelecimentos devem atender o usuário no prazo máximo de: 15 minutos, em dias comuns; 25 minutos, em véspera de feriados e após feriados prolongados; 30 minutos, nos dias de pagamento dos funcionários públicos municipais, estaduais e federais.

Nesta semana, as instituições financeiras poderão voltar a atender no horário das 10h00 às 15h00. O Sicoob Credicopa, o Itaú, Santander (fechado para sanitização), Sicredi, Banco do Brasil e Bradesco já voltaram a esse horário. A Caixa Econômica Federal vai trabalhar esta semana das 8h00 às 13h00; Mercantil (podendo mudar esta semana) e Unicred das 8h00 às 12h00; Sicoob Credipatos das 9h00 às 15h00. A partir de segunda-feira (30), todas as agências serão obrigadas a atender neste horário.