São cerca de 200 empresas especializados no reparo de caminhões, carretas e máquinas. ( Foto: Arquivo Patos Hoje )

Com localização estratégica, o bairro Planalto se transformou em um setor de oficinas mecânicas em Patos de Minas, principalmente para veículos pesados. São cerca de 200 empresas especializados no reparo de caminhões, carretas e máquinas, segundo levantamento feito pelo Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico – Sindimetal, que elaborou um projeto de fortalecimento do setor.

O projeto contempla capacitações e ações de comunicação e de identidade visual. O presidente do Sindimetal, Lisandro de Queiroz Bicalho, destacou que para o desenvolvimento destas ações, buscou a parceria do IEL, por meio do PCIR (Programa de Competitividade Industrial Regional) e também, do SENAI CECOTEG, que atua especialmente, em projetos de design e inovação.

De acordo com o presidente do Sindimetal, Lizando Bicalho, por ter acesso facilitado às BRs 365 e 354, que contam com movimento diário de mais de 6 mil veículos, o bairro Planalto tem grande possibilidade de se desenvolver ainda mais na prestação de serviços para os transportadores.

“As oficinas instaladas têm variadas competências técnicas e alta capacidade na prestação de serviços”, ressaltou Lisandro, acrescentando que, ao atuar com um projeto no Bairro Planalto, as demais oficinas mecânicas, empresas do segmento de estruturas metálicas e de material elétrico, localizadas em Patos de Minas e em municípios próximos, serão contempladas.

Segundo o presidente do Sindicato, o projeto será desenvolvido em duas etapas, com previsão de conclusão até novembro. A primeira contemplará visitas técnicas a oficinas, entrevistas qualitativas e pesquisas sobre o mercado para diagnóstico do setor. Na segunda etapa haverá a execução de planejamento estratégico de comunicação.

“O objetivo é transformar o projeto em  Arranjo Produtivo Local a exemplo de outros segmentos que conseguiram este reconhecimento”, destacou. Uma das vantagens do APL é facilitar o acesso de micro, pequenas e médias empresas a programas de gestão empresarial, mercado, processo, produtos e linhas de financiamento visando ao seu fortalecimento no mercado interno e acesso ao externo.

A primeira reunião já foi realizada e outros encontros deverão acontecer para informar e mobilizar os empresários do setor.