O desafio do Touro Vingador foi uma inovação do Rodeio da Fenamilho.

Os patenses se despediram da Fenamilho 2019 no melhor estilo cowboy. A arena ficou lotada para a grande final do rodeio e para o duelo entre o Touro Vingador e o peão Alex Cerqueira. Por milésimos de segundo, deu o Touro. Foi mais um tombo em uma noite de pouca inspiração dos competidores e de grande atuação e desempenho das boiadas.

As emoções do último dia de Fenamilho começaram logo cedo, com a final do rodeio em carneiros, modalidade disputada por crianças de 4 a 8 anos. Um total de 30 crianças se inscreveram para participar dos quatro dias de competições. E o grande vencedor, ou melhor, a grande vencedora foi a garota, Paola Mirely, que disputou pela primeira vez e foi aplaudida de pé na última montaria.

O público de 15 mil pessoas, segundo o Sindicato Rural, vibrou também com cada montaria das etapas final e semifinal do rodeio em cavalos, narradas pelo locutor patense Alex Pereira. Peões e animais deram um show de força física e habilidade e dos dez semifinalistas, cinco competidores classificaram-se para a final. Na grande final apenas Jonas Soares conseguiu parar sobre o animal e conquistou o primeiro lugar com uma pontuação acumulada de 346,75 pontos, levando o grande prêmio da noite: um carro 0 km. Ari Donizetti ficou em segundo lugar, com uma pontuação total de 261,50 e Luiz Henrique de Almeida levou o terceiro lugar, com um total de 259,25 pontos. O quarto lugar ficou com Pablo Luiz Bertolli, que acumulou 259,25 e o quinto colocado foi Nilton Donizetti, com 258,50 pontos. O título de melhor tropa foi para Tito Cardoso.

Já na modalidade mais radical das arenas, o rodeio em touros, as emocionantes disputas foram narradas por Almir Cambra, que pela primeira vez participou do Rodeio da Fenamilho. Almir completa 30 anos de carreira no ano que vem, e é considerado o principal locutor de rodeios da atualidade.

Doze semifinalistas disputaram as cinco vagas para a grande final. Um show de montarias que contagiou todo o público presente. Mas na grande final, os animais levaram a melhor. Luiz Humberto de Souza foi um dos poucos a conseguir parar sobre o animal e conquistou o tão cobiçado prêmio principal, o carro o km, com suas impressionantes montarias, que lhe renderam a maior pontuação nos quatro dias de provas: 434 pontos. O segundo lugar ficou com Cladson Rodrigues, que alcançou 347 pontos. O terceiro e quarto lugares foram de Pablo Rodrigues (342,50 pontos) e de Leandro Carvalho (262,00 pontos). O quinto lugar ficou com Daniel Batista, que acumulou pontuação de 260, 75. O título de melhor touro ficou com Briga de Galo, da Companhia Tércio Miranda.

Mas a noite ainda reservava fortes emoções para o público. O desafio do Touro Vingador foi uma inovação do Rodeio da Fenamilho, que arrastou uma multidão para a Arena. De um lado, o touro mais temido do Brasil. Do outro Alex Cerqueira, o peão que acumula títulos e desafios contra touros considerados invencíveis. Foi uma disputa emocionante. Em cima do animal de mais de uma tonelada, Alex permanece por 7,08 segundos. Por muito pouco, ele não fez história. Mas o motivo solidário do desafio permaneceu e o Dispensário São Vicente de Paulo vai levar o prêmio da noite.

E assim os patenses se despediram de mais uma Fenamilho, a 61ª edição. Para os organizadores, a festa mais uma vez foi sucesso. O balanço final, no entanto, só será conhecido dentro de uns 30 dias, segundo o vice-presidente do Sindicado Rural André Franco. “É prazo necessário para receber o dinheiro dos patrocinadores e para quitar todas as despesas”, explicou. Mas mesmo sem números oficiais, foi possível perceber que o público deste ano foi menor, principalmente nos primeiros dias.

Os turistas que vinham de longe, este ano pouco compareceram. Os  motivos apontados são os mais diversos. A grade de shows, a falta de novidades, os preços, as barracas universitárias são alguns dos fatores apontados pelos patenses. Da importância da Fenamilho e das comemorações do aniversário da cidade para Patos de Minas ninguém duvida, mas a cobrança por mudanças no formato da festa é grande.

Veja tudo que aconteceu na Fenamilho 2019 em nossa linha do tempo. CLIQUE AQUI!