Grandes filas se formaram no interior da Caixa Econômica Federal.

A disponibilização dos recursos do FGTS de contas inativas para os trabalhadores vem promovendo uma corrida às agências da Caixa Econômica Federal. Em Patos de Minas, cerca de 5 mil trabalhadores têm direito aos recursos. Para atender os milhares de clientes, a Caixa Econômica informou que vai trabalhar em horários especiais.

Nessa primeira etapa, esta sexta-feira (10) foi o primeiro dia, apenas pessoas nascidas em janeiro e fevereiro poderão sacar o saldo. De acordo com informações da Caixa Econômica, para sacar os valores do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço de contas inativas os trabalhadores deverão levar RG, CPF e Carteira de Trabalho com o número do PIS.

Segundo a Caixa Econômica, realmente houve aumento nas filas, com um crescimento de cerca de 300 atendimentos diários, no entanto todo o pessoal das agências em Patos de Minas foi escalado para atender os trabalhadores. E para diminuir o tempo de espera, um horário especial já foi definido. Caixas especiais foram reservados para fazer os atendimentos. Neste sábado (11), a Caixa Econômica vai abrir das 9h00 às 15h00 exclusivamente para liberar o FGTS.

Na segunda (13), na terça (14) e na sexta (17), a Caixa Econômica vai abrir das 9h00 às 16h00, sendo que de 9h00 às 11h00, o atendimento será exclusivo para pagamento do FGTS.  Para saber se você tem direito aos valores você pode acessar www.caixa.gov.br/contasinativas ou ligar no 0800 726 2017e se for cliente da caixa pelo internet banking. No site www.caixa.gov.br/fgts as pessoas poderão obter mais informações sobre o saque.

Todo trabalhador que pediu demissão ou teve seu contrato de trabalho finalizado por justa causa até 31/12/2015 tem direito ao saque das contas inativas de FGTS, de acordo com a MP 763/16. Os nascidos em janeiro e fevereiro poderão sacar a partir desta sexta-feira (10/03). Os nascidos em março, abril, maio: a partir de 10 de abril; os nascidos em junho, julho, agosto: a partir de 12 de maio; os nascidos em setembro, outubro, novembro: a partir de 16 em junho; os nascidos em dezembro: a partir de 14 julho. Resaltando que o prazo máximo para saque é 31 de junho de 2017.

Autor: Farley Rocha