A doença pode ser facilmente transmitida pelo ar, saliva ou a partir do contato direto.

O Dia Mundial da Tuberculose aconteceu no sábado (24), mas o alerta permanece por todo o mês. A doença pode ser facilmente transmitida pelo ar, saliva ou a partir do contato direto e pode afetar diferentes órgãos do corpo como rins, cérebro, pele, ossos e, inclusive, coluna vertebral. A data dedicada à doença é mundial e propícia para alertar a população com campanhas de conscientização sobre os riscos causados pela tuberculose e a importância de obter o diagnóstico precoce para melhor eficácia do tratamento.

Só no estado de Minas Gerais, foram notificados 4.548 casos da doença no ano passado e os municípios com maiores ocorrências da doença foram Belo Horizonte com 697 casos, Juiz de Fora com 405, Uberlândia com 121 e Montes Claros com 111. Atualmente, o município de Patos de Minas está tratando oito pacientes acometidos por tuberculose.

O principal sintoma da doença é a tosse com duração de três semanas ou mais, que pode ser acompanhada de febre, dores na região do tórax, falta de ar, sensação de mal-estar, perda de peso considerável e palidez. Caso o paciente demore a identificar e procurar atendimento médico, a doença pode agravar seu estado de saúde, levando-o à morte. A tuberculose tem cura e o cidadão tem acesso ao diagnóstico e ao tratamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A secretária de saúde, Denise Fonseca, aconselha a população, que apresenta tosse há mais de três semanas, a procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próximo de sua residência para consultas e, caso esteja infectado pela bactéria causadora da Tuberculose, o quanto mais precoce for o diagnóstico melhor será o tratamento.

A realização do exame do escarro é a forma mais comum de diagnóstico da tuberculose, caso apresente algum dos sintomas citados, procure a UBS mais próximo de sua residência.

Fonte: Ascom Prefeitura Municipal de Patos de Minas