Com 4.548 casos em todo o Estado e 8 em Patos de Minas, a tuberculose preocupa autoridades

O principal sintoma é a tosse com uma duração de três ou mais semanas, que pode ser acompanhada por febre.

publicado em 29/03/2018,


A doença pode ser facilmente transmitida pelo ar, saliva ou a partir do contato direto.

O Dia Mundial da Tuberculose aconteceu no sábado (24), mas o alerta permanece por todo o mês. A doença pode ser facilmente transmitida pelo ar, saliva ou a partir do contato direto e pode afetar diferentes órgãos do corpo como rins, cérebro, pele, ossos e, inclusive, coluna vertebral. A data dedicada à doença é mundial e propícia para alertar a população com campanhas de conscientização sobre os riscos causados pela tuberculose e a importância de obter o diagnóstico precoce para melhor eficácia do tratamento.

Só no estado de Minas Gerais, foram notificados 4.548 casos da doença no ano passado e os municípios com maiores ocorrências da doença foram Belo Horizonte com 697 casos, Juiz de Fora com 405, Uberlândia com 121 e Montes Claros com 111. Atualmente, o município de Patos de Minas está tratando oito pacientes acometidos por tuberculose.

–––––––––––––––––––––––––––––––– CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ––––––––––––––––––––––––––––––––
Orthodontic - Especial Notícias

O principal sintoma da doença é a tosse com duração de três semanas ou mais, que pode ser acompanhada de febre, dores na região do tórax, falta de ar, sensação de mal-estar, perda de peso considerável e palidez. Caso o paciente demore a identificar e procurar atendimento médico, a doença pode agravar seu estado de saúde, levando-o à morte. A tuberculose tem cura e o cidadão tem acesso ao diagnóstico e ao tratamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A secretária de saúde, Denise Fonseca, aconselha a população, que apresenta tosse há mais de três semanas, a procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próximo de sua residência para consultas e, caso esteja infectado pela bactéria causadora da Tuberculose, o quanto mais precoce for o diagnóstico melhor será o tratamento.

A realização do exame do escarro é a forma mais comum de diagnóstico da tuberculose, caso apresente algum dos sintomas citados, procure a UBS mais próximo de sua residência.

Fonte: Ascom Prefeitura Municipal de Patos de Minas

Postado em 29/03/2018
Compartilhe:

0 comentários

Recentes Populares
Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Patos Hoje. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Portal Patos Hoje poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!

Os comentários que receberem 20 votos negativos a mais que os positivos serão retirados do Portal.