O Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente – CODEMA – vai ser duro com os empreendedores que causaram danos ambientais em Patos de Minas. A área de preservação acima do bairro Jardim Esperança é uma das mais castigadas. A água das chuvas jogada de forma inadequada por dois empreendimentos imobiliários tem causado uma erosão gigantesca no local.

O Codema denunciou o caso às autoridades ambientais e vai cobrar a reparação dos danos causados na área de preservação. Além disso, o Conselho quer que os empreendedores sejam multados pelas irregularidades e realizem obras na cidade para compensar os danos causados. Um deles será obrigado a urbanizar uma praça. O outro vai cercar o Parque do Mocambo.

Ivanildo Alves, presidente do CIMA, disse que os danos causados na área de preservação são inadmissíveis. Os dissipadores de água construídos no local para reduzir a velocidade da enxurrada, segundo ele, foram feitos de forma errada, o que vem causando um grande assoreamento no local. Pedras gigantescas foram colocadas no local, mas não teve resultado.

Segundo Ivanildo, se nada for feita, a cratera vai continuar abrindo, matando nascentes e causando o assoreamento do Córrego do Monjolo. “Quando a Prefeitura terá que gastar para retirar essa terra de dentro do Córrego?”, questionou ele. O caso também será encaminhado ao Ministério Público para que o problema seja resolvido.