Consumidores que não concordam com a cobrança da tarifa de Esgoto estão preparando uma manifestação para o final da tarde desta quinta-feira (19) em Patos de Minas. A concentração vai acontecer em frente à sede da Copasa na rua Dona Luiza, no bairro Cristo Redentor. Assinaturas serão coletadas para reforçar as ações que questionam o contrato entre a Prefeitura e a Companhia.

A Tarifa de Esgoto vem sendo cobrada dos consumidores de Patos de Minas desde julho de 2009. No início a taxa correspondia a 40% do valor da conta de água, mas subiu e hoje a cobrança referente ao serviço de esgoto já equivale a 43% do valor da conta de água. Em documentos enviados à Câmara Municipal no ano passado, a direção da Copasa informou que arrecada em média R$ 1.200.000,00 por mês com a Tarifa de Esgoto.

Ocorre que a empresa faz somente a coleta de esgoto em redes que em sua maioria já existiam nas ruas de Patos de Minas. Para piorar, após quase 9 anos de cobrança da tarifa, o esgoto continua sendo despejado nos córregos, nascentes e no Rio Paranaíba, poluindo os mananciais existentes na cidade.

Tanto o contrato assinado entre a Prefeitura de Patos de Minas, Copasa e Governo do Estado, quando a cobrança da Tarifa de Esgoto recebem muitos questionamentos da população. A Prefeitura está em fase de renegociação e uma Ação Popular que vem sendo movida desde 2011 aguarda decisão da Justiça. Os consumidores não concordam com a cobrança da tarifa sem que o esgoto esteja sendo tratado.

A manifestação marcada para a tarde desta quinta-feira (19) é para cobrar uma solução para o caso. Segundo o advogado Arnaldo Queiroz, as pessoas precisam demonstrar sua indignação para fazer chegar até as pessoas que podem mudar esta situação. Ele fez um convite para que as pessoas participem do encontro.