Na tarde dessa quarta-feira (19) uma comissão de vereadores foi até o local avaliar a situação.

Pacientes que sofrem com o câncer e que dependem de tratamento pelo SUS em Patos de Minas estão sendo penalizados por uma disputa pelos recursos destinados pelo Ministério da Saúde. O problema vem sendo investigado pelo Ministério Público e já foi mostrado aqui no Patos Hoje. Na época, a direção do Hospital prometeu uma solução, mas a Clínica Oncológica continua reclamando. Na tarde dessa quarta-feira (19) uma comissão de vereadores foi até o local avaliar a situação.

Os vereadores chegaram ao Centro Oncológico por volta de 16h30 e ouviram a reclamação de funcionários. Eles disseram que há um ano o salário vem atrasando todos os meses e que o local já está com falta de medicamentos para os pacientes que buscam o tratamento do câncer. O repasse é feito pelo Governo Federal através da Prefeitura.  Ocorre que antes de chegar ao Centro Oncológico, o dinheiro cai na conta do Hospital São Lucas que é a empresa credenciada para prestar o serviço. O Centro Oncológico é terceirizado e reclama que não está recebendo.

Segundo uma das funcionárias é muito triste ver a situação em que se encontra o local. “Os pacientes vêm sem saber se vai ou não vai ter medicamentos. Eles chegam aqui sem ter a certeza de que poderão receber um tratamento adequado. Já tem um ano que a gente não recebe em dia. A situação aqui está muito difícil e a gente se comove com os pacientes que precisam desse atendimento”.

O Centro Oncológico conta com aproximadamente 25 funcionários e recebe cerca de 60 pacientes todos os dias para o tratamento de câncer. Após visitar o local, os vereadores foram até a administração do Hospital São Lucas e conversaram com o diretor financeiro Patrick Teixeira. Ele disse aos parlamentares que o repasse do salário foi feito hoje (quarta-feira) e dentro de um prazo de 72 horas que havia estipulado com os trabalhadores.

Os parlamentares também aproveitaram para visitar a sala de Hemodiálise do Hospital São Lucas, que foi alvo de denúncias aqui no Patos Hoje esta semana. E eles saíram bastante decepcionados. O vereador Mauri da JL disse que a situação é preocupante. “Eu estou saindo daqui profundamente irritado com essa situação. O que nós vimos ali foi um descaso com os pacientes. Eles precisam entender que estão mexendo com vidas e essa situação não pode ficar assim”.

Segundo vereador, até o técnico que faz os reparos nas máquinas ameaçou interromper os trabalhos caso não recebesse. “Ele falou com todas as letras que não vai mais trabalhar enquanto não receber o que o hospital lhe deve. E enquanto isso os mais prejudicados são os pacientes”, disse Mauri.

Em conversa com a reportagem do Patos Hoje, Eliseu Ferreira de 25 anos disse que precisa do tratamento três vezes na semana e que o descaso é imenso. “Eu saí lá de Carmo do Paranaíba, cheguei aqui 16h00 e vou começar a fazer o tratamento só 20h00. Eles precisam ter mais amor com o próximo, mais carinho. Muitas vezes eu já vi ratos, baratas e outros bichos passando nos nossos pés aqui no hospital, isso é muito triste”, disse.

Os vereadores prometeram voltar aos locais na próxima quinta-feira (27) para verificar se a administração do Hospital São Lucas tomou alguma providência em relação ao que foi discutido. O diretor financeiro do hospital Patrick Teixeira, preferiu não gravar entrevista com nossa equipe de reportagem.