Centro Oncológico AZ do Noroeste. ( Imagem: Google )

Os responsáveis pela Clínica Oncológica AZ do Noroeste confirmaram nesta sexta-feira (06) que vão retomar as cirurgias em pacientes com câncer de Patos de Minas e da região. Os procedimentos estavam interrompidos desde setembro deste ano. A expectativa é de que todos os pacientes que estão na fila de espera sejam atendidos.

O credenciamento para atender os pacientes com câncer pelo Sistema Único de Saúde é do Hospital São Lucas, mas o atendimento é feito pela Clínica Oncológica AZ do Noroeste. Cirurgias, tratamentos com quimioterapia e radioterapia eram disponibilizados para pacientes de toda a região, até o mês de setembro quando a clínica parou de realizar os procedimentos cirúrgicos.

Atualmente, 61 pacientes aguardam na fila para fazer uma cirurgia para retirada de tumores. O anúncio da retomada das cirurgias é um alívio para esses pacientes. As primeiras cirurgias estão agendadas para os dias 18 e 19 de dezembro. Os pacientes já estão sendo informadas da retomada das cirurgias.

Entre os pacientes com câncer que estão na fila de espera existe demanda por cirurgias de mama, pele, próstata, estômago e intestino. A direção da Clínica informou que pretende atender toda a demanda.

Além do serviço de Oncologia, a região de Patos de Minas tem enfrentado outras dificuldades para oferecer os serviços de alta complexidade pelo SUS, como cardiologia e hemodinâmica. Na próxima segunda-feira, representantes do Ministério Público Federal e Estadual, gestores de saúde e do Conselho de Saúde estarão reunidos em Belo Horizonte para tentar uma solução para o problema.