A atualização é obrigatória para todos os consumidores que possuam pendências cadastrais.

Clientes de celular pré-pago têm até o dia 31 de agosto para atualizarem o cadastro. A medida, que visa dar mais segurança e transparência para os usuários e a sociedade, vale para todas as operadoras de telefonia móvel. As pessoas que não fizerem a atualização dos dados poderão ter a linha telefônica bloqueada.

A atualização é obrigatória para todos os consumidores que possuam pendências cadastrais. Os dados solicitados são nome completo, número de CPF (no caso de pessoa física) e o endereço completo, com CEP. Após o prazo estabelecido, as operadoras vão bloquear as linhas das pessoas que não fizeram o recadastramento.

Segundo a Algar Telecom, empresa com maior número de clientes na região, neste primeiro momento, o foco são os clientes da região dos DDD’s 34, 37, 64 e 67. A iniciativa atende ao que foi determinado pela Lei 10.703/2003 e pela resolução 477/2007, da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), para que as operadoras mantenham o cadastro atualizado de seus clientes na modalidade pré-paga.

Em nota, a assessoria de comunicação da Algar Telecom informou que está enviando mensagens aos clientes que precisam fazer o recadastramento. A informação também está disponível nas lojas, site e aplicativo. Para atualizar os dados, o usuário deve acessar os sites das companhias.

A atualização do cadastro dos clientes que utilizam o serviço pré-pago é a primeira fase do projeto. Numa segunda fase, que se inicia em março de 2020, as empresas passarão a adotar um novo modelo de cadastro para novas ativações de celulares pré-pagos.