Os equipamentos continuam sendo fabricados com barras na posição vertical.

Ciclistas e motociclistas que trafegam pela zona rural de Patos de Minas reclamam que a Prefeitura está descumprindo as regras de construção de mata-burros no município. O método utilizado pela diretoria de estradas expõe os condutores de veículos de duas rodas a um risco grande de acidentes, principalmente durante a noite.

No passado, a partir da reclamação dos ciclistas, a Câmara Municipal aprovou uma lei que estabelecia a construção de mata-burros com as barras na posição horizontal. Essa medida evitaria os acidentes, inclusive com carros, mas nunca foi cumprida. Em julho do ano passado, uma nova lei foi aprovada, permitindo novamente a construção de mata-burros com barras na vertical.

Para permitir a passagem de ciclistas e motociclistas sem risco de acidentes, a lei determina que em um dos lados do mata-burro seja instalada uma barra a mais, encostada na outra, proporcionando assim uma passagem mais segura para os veículos de duas ruas. Os condutores reclamam que esta lei também não está sendo cumprida.

Fotos de funcionários da Prefeitura trabalhando na confecção de mata-burros na zona rural comprovam o descumprimento da norma. Os equipamentos continuam sendo fabricados com barras na posição vertical e sem a barra adicional que formaria a passagem mais segura para os veículos de duas rodas.

O diretor de estradas da Secretaria de Obras de Patos de Minas, Kalil Resende confirmou que dois mata-burros foram construídos de forma irregular. Após contato do Patos Hoje, ele disse que orientou o encarregado a fazer a correção dos equipamentos. Kalil afirmou que a Prefeitura recebe uma média de 20 pedidos de mata-burros por mês. Esses equipamentos substituem a necessidade de colchetes e porteiras e representam uma comodidade grande para quem utiliza as estradas rurais.