Ambulância do SAMU transferindo para o Hospital Regional paciente com COVID-19.

Um relatório produzido pelo Hospital Regional Antônio Dias informa que 15 pessoas morreram na unidade por Covid-19, sendo que 7 seriam de Patos de Minas. O número mostraria a Capital do Milho com mais óbitos pela doença do que o informado pela Prefeitura Municipal, já que pelo menos outros 2 patenses morreram em hospitais particulares do município. No entanto, o domicílio dos pacientes relatado pode ser outro, por isso não entraram na contagem de Patos de Minas.

De acordo com o relatório do Hospital Regional Antônio Dias ( veja o relatório completo ), referência para o atendimento de casos graves de Covid-19 para a Região Ampliada Noroeste, até as 11h00 dessa segunda-feira (29), foram atendidos 63 pacientes com suspeita de Covid-19, sendo que 44 foram confirmados e 2 aguardam resultado. Os outros casos foram descartados.

O relatório ressalta a quantidade de mortos no Hospital Regional. Segundo o relatório, na unidade, já houve 15 mortes confirmadas por Covid-19, sendo 7 de Patos de Minas, 3 de Rio Paranaíba, 2 de Carmo do Paranaíba, 1 de João Pinheiro, 1 de São Gotardo e 1 de Unaí. Onze são do sexo masculino e 4 femininos, sendo que todos apresentavam doenças crônicas e/ou fator de risco.

O documento ainda informa a média de idade dos pacientes que vieram a óbito, sendo ela de 69,2 anos. O mais jovem tinha 38 anos e o mais velho 86 anos. O tempo médio de internação foi de 11,6 dias, sendo a internação mais curta de 1 dia e a mais longa de 43 dias.

A Diretora da Vigilância Epidemiológica de Patos de Minas, Elizaine Bicalho, no entanto, informou que nem todos os óbitos informados no relatório como sendo de Patos de Minas pode ter sido mesmo da cidade. Ela explicou que todas as mortes por doença transmissível é investigada e, na hora da internação, pode ter sido informado domicílio dos familiares que moram em Patos de Minas, mas na verdade os pacientes residem em outras cidades. “Há pacientes de Coromandel e de Varjão de Minas que não constam no relatório”, exemplificou.

O Secretário Municipal de Saúde, Carlos Resende, também falou sobre a situação e disse que os números mostram um avanço da doença na região. O Centro de atendimento à Covid-19 instalado junto à UPA atendeu 140 pessoas somente no final de semana.