Cerca de 140 jovens e adultos receberam um certificado que os capacitam ao mercado de trabalho.

Várias pessoas receberam um certificado de capacitação profissional na tarde desta quarta-feira (04) em Patos de Minas. O certificado foi emitido pelo programa Acessuas Trabalho que capacita jovens e adultos para o mercado de trabalho. O serviço é realizado na cidade através do Centro de Referência da Assistência Social. Na oportunidade, o município lançou o projeto Escola do Trabalho que irá oferecer cursos profissionalizantes aos patenses.

Conseguir emprego nos dias atuais é uma tarefa muito árdua e ter qualificações e estar capacitado são artifícios que facilitam muito a conquista do trabalho. O programa Acessuas realiza esse percurso junto com pessoas em situação de vulnerabilidade social. Cerca de 140 jovens e adultos receberam um certificado que os capacitam ao mercado de trabalho. De acordo com a coordenadora do programa Tathiane Paraíso, há dois anos esse trabalho é realizado na cidade. “Nós estamos desde 2017 trabalhando com esses jovens e adultos com o intuito de inseri-los no mercado de trabalho”.

Ainda de acordo com ela, o curso agrega um grande valor ao currículo de quem o faz. “O Acessuas Trabalho possibilita que a pessoa deixe seu currículo valorizado. Nós temos parcerias com algumas empresas que, sempre que surgem novas vagas, nos contatam e nós encaminhamos nossos alunos”. Tathiane também falou do novo projeto que será implementado pelo município, a Escola do Trabalho. Segundo ela, se trata de cursos profissionalizantes para toda a população. “O intuito é oferecer um curso profissionalizante para as pessoas que queiram se aperfeiçoar em alguma área. Até o momento, nós teremos o curso de artesanato, mas a ampliação já é certa”.

Nós conversamos também com dois alunos que participaram do Acessua Trabalho. De acordo com o Ricardo Rosa e o Deusmar Moreira, o programa contribuiu e muito para suas formações. “Nós aprendemos a nos comportar em uma entrevista de emprego, aprendemos a elaborar um currículo que seja interessante e também a trabalhar em equipe”. Segundo os alunos, foi uma experiência incrível participar do programa.

O evento de entrega de certificados e lançamento do projeto Escola do Trabalho contou com a presença de várias autoridades patenses e também com formandos do curso de Psicologia da Faculdade Patos de Minas. Eles palestraram aos presentes sobre as escolhas profissionais e desafios. De acordo com Túlio Arvelos, aluno do curso, é preciso preparar o jovem para enfrentar as principais escolhas da vida como por exemplo, escolher a profissão que ele irá exercer durante toda a vida. “A vida toda é muito tempo né, e eles precisam encarar isso da melhor forma possível, então nós vamos conversar com eles a respeito do enfrentamento do mercado de trabalho e também das escolhas que eles precisarão fazer profissionalmente”.

O Prefeito José Eustáquio também esteve presente no evento e ressaltou a importância de capacitar jovens e adultos para o mercado de trabalho patense. De acordo com o prefeito, a iniciativa desse programa tem o objetivo de aumentar a renda das famílias patenses. “Nós estamos fazendo tudo isso, preocupados com as famílias do município e nosso intuito é de aumentar a renda deles e dar uma melhor condição de vida principalmente para aquelas famílias mais carentes da cidade”.

Para participar do projeto Escola do Trabalho ou Acessua Trabalho é preciso comparecer ao CRÁS mais próximo e realizar sua inscrição. Os organizadores reiteram que são aceitas pessoas de 14 a 59 anos.