Certificação e Rastreabilidade de suínos e o Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura em Minas Gerais foram os temas de mais uma reunião da Câmara Técnica de Suinocultura do Conselho Estadual de Política Agrícola. O encontro na sede da Secretaria de Estado da Agricultura reuniu produtores e autoridades do setor agrícola.


A rastreabilidade que vai registrar o máximo de informações sobre o produto tem a finalidade de oferecer mais segurança ao consumidor, que pode, a partir das informações contidas em um código anexado ao produto, identificar qual a origem e quais os procedimentos utilizados no processo de industrialização. Este procedimento é apontado como alternativa para melhorar o rendimento no setor.


A Câmara Técnica da Suinocultura, coordenada pelo vice presidente da Asemg (Associação dos Suinocultores do Estado de Minas Gerais) , José Arnaldo Cardoso Penna, visa debater e consolidar melhorias para o setor suinícola mineiro. “É preciso ter um canal direto com as autoridades e demais agentes políticos para assim conseguirmos levar nossos anseios e necessidades e fazer com que a profissionalização da suinocultura mineira seja algo real” explicou o vice presidente da Asemg .

Além da Certificação e Rastreabilidade na Suinocultura, apresentados por Fabiano Coser, os participantes do encontro debateram também sobre o Novo Código Florestal. O ex ministro da agricultura Alyssom Paulinelli falou ainda do atual estágio do Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura em Minas Gerais.

“Esta apresentação disseminou termos e conceitos da área de marketing ligados ao nosso setor, o que nos permitiu entender as estratégias formuladas para alcançarmos o sucesso no PNDS em Minas,” explicou João Bosco Martins de Abreu, presidente da Asemg.