Imagem aérea de Patos de Minas. ( Foto: Arquivo Patos Hoje )

O Centro Integrado de Comando e Controle, formado pelo Corpo de Bombeiros, SAMU e Defesa Civil, destacou as quedas de temperatura previstas para Patos de Minas e região nos próximos dias e orientou a população sobre as melhores atitudes para esta época. O alerta fala sobre os alimentos, vestuário e atividades físicas mais adequadas para o período frio.

Segundo os institutos de meteorologia, a temperatura para os próximos dias em Patos de Minas e região pode chegar a 12°, sem previsão de chuva. Com esta queda, o melhor mesmo é adotar um comportamento diferente. As diretrizes da UNISDR, Estratégia Internacional para Redução do Risco de Desastres, recomendam alguns cuidados para este período de frio.

No vestuário, o melhor é usar roupas que protegem da baixa temperatura. Tampar a boca e o nariz para evitar a entrada de ar muito frio nos pulmões é uma das recomendações. E se possível usar luvas, chapéu e cachecol. Na higienização, é importante manter a pele hidratada, não esquecendo das mãos, lábios, pés e rosto.

Com relação à alimentação, a recomendação é para as pessoas preferirem a ingestão de sopas e bebidas quentes como leite, chás e alimentos calóricos. Se estiver em viagem, leve um kit de primeiros socorros, agasalhos e mantenha o veículo aquecido, mas permita a entrada de ar. Quando for fazer atividade física, opte por exercícios menos intensos.

O alerta divulgado pelo coordenador da Defesa Civil em Patos de Minas, Tenente Fernandes, ainda destaca os grupos de pessoas mais vulneráveis que são as crianças, idosos, doentes crônicos e os sem-abrigo. O documento alerta que a queda repentina de temperatura pode afetar a saúde de qualquer pessoa. Os postos de saúde na cidade estão vacinando contra a gripe o público alvo da campanha. Leia mais!

Autor: Farley Rocha