Centro de Zoonoses é obrigado a devolver vacinas e cancela vacinação contra a raiva

O motivo do cancelamento, sendo o órgão, é o desabastecimento das doses da vacina, que são fornecidas pelo Ministério da Saúde.

publicado em 11/07/2019, por Maurício Rocha


Patos de Minas fez a solicitação de 25 mil doses para imunizar os cães e gatos do município contra a doença. 

O Centro de Controle de Zoonoses de Patos de Minas emitiu comunicado na manhã desta quinta-feira (11) informando o cancelamento da Campanha de Vacinação Antirrábica no município. O motivo do cancelamento, sendo o órgão, é o desabastecimento das doses da vacina, que são fornecidas pelo Ministério da Saúde. 

Patos de Minas fez a solicitação de 25 mil doses para imunizar os cães e gatos do município contra a doença. A campanha já tinha sido iniciada, quando o Centro de Controle de Zoonoses recebeu um comunicado do Estado determinando a interrupção da vacinação, e o que é pior, a devolução das doses que já tinham sido disponibilizadas. Apenas 510 animais foram vacinados. 

–––––––––––––––––––––––––––––––– CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ––––––––––––––––––––––––––––––––
Orthodontic - Especial Notícias

Segundo a coordenadora do Centro de Controle de Zoonoses de Patos de Minas, Vanessa Pereira, as vacinas que restam no país serão utilizadas apenas nas regiões onde o vírus da raiva está circulando. Em Patos de Minas e em Minas Gerais não há registro de casos de raiva, mas a coordenadora do Centro de Zoonoses demonstrou preocupação.

De acordo com Vanessa Pereira, Patos de Minas não registra casos de raiva nos últimos anos exatamente por manter campanhas anuais de vacinação contra a doença. "Alertamos que, em caso de agressão por cães, gatos ou outros animais, a pessoa exposta deve ser orientada a lavar o ferimento com água e sabão e procurar imediatamente assistência médica", ressaltou a coordenadora do Centro de Controle de Zoonoses, Vanessa Pereira.

Ainda segundo Vanessa, o animal agressor será monitorado pelo Centro de Controle de Zoonoses por meio de observações epidemiológicas e, caso venha a óbito após 10 dias, serão enviadas amostras para diagnóstico laboratorial da raiva e realizado o bloqueio de foco para evitar a transmissão do vírus dessa doença.

O vírus da raiva é transmitido ao homem através da mordida de um animal infectado, já que o vírus fica em grande quantidade na saliva. A doença não tem cura e pode levar a pessoa a morte.

Autor: Maurício Rocha Postado em 11/07/2019
Compartilhe:

15 comentários

Recentes Populares
Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Patos Hoje. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Portal Patos Hoje poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!

Os comentários que receberem 20 votos negativos a mais que os positivos serão retirados do Portal.

  • Cadê o Queiroz? | 3 meses atrás

    Brasil está sem governo.

    7 2 Responder

  • Cristiano doidin | 3 meses atrás

    Fiquem tranquilos, faremos as notificações imediatamente para BH.

    5 0 Responder

  • PT & PSOL AS PRAGAS DO BRASIL . | 3 meses atrás

    Vai p Venezuela . Vai o Cuba . Vai Curitiba na casa DO LULA ladrão

    17 23 Responder

    BOZOBOASTA - 3 meses atrás

    Otário, imbecil, quem está (des)governando o BRASIL não é o PT não.

    22 36

    P/ o DEBOCHADOR Petista - 3 meses atrás

    Babaca idiota filho de bolsa família preguiçoso

    14 10

    PaZ profunda - 3 meses atrás

    Êta povo cego, o Bostonaro tá acabando com nossos direitos e o povo ainda fica agarrado na ignorância

    14 17

    PaZ profunda - 3 meses atrás

    Êta povo cego, o Bostonaro tá acabando com nossos direitos e o povo ainda fica agarrado na ignorância

    9 15

    Queria saber o que o Bolsonaro está acabando - 3 meses atrás

    Queria saber o que o Bolsonaro está acabando com o Brasil , o porque tem tanto Petista presos por corrupção e outros ainda sendo investigados e serão presos. Para os inteligentes aí, explica o que o Bolsonaro está acabando???

    13 4

  • Bem te vi | 3 meses atrás

    Esse é o Brasil das mudanças que tomou conta das ruas no ano de 2018, votar em renovação é de extrema importância sim, o problema que tanto governador com presidente foi um tiro no pé de quem votou, também dezenas de deputados ontem votaram a favor da reforma da previdência prejudicando milhares de pessoas no Brasil o qual está no Globo.com uma matéria que mostra que em 2 dias foi liberado aos deputados federais pelo governo federal 1,5 bilhão de reais em emenda, isso é comprar disfarçado. Não tem mudança nenhuma acontecendo no Brasil em benefício da grande maioria, apenas alguns grandes caciques estão sendo beneficiados e super aposentadorias vão continuar a acontecer

    29 7 Responder

    Vai ser idiota - 3 meses atrás

    Até a esquerda votou a favor da nova previdência imbecil, é necessário, senão aquele salário mínimo que vc , ou sua mãe ou seu Pai recebe, daqui uns tempos vcs ficaram sem..... resumindo para vcs pobres ignorantes.

    2 9

  • Ao vivo e a cores | 3 meses atrás

    Entendo que o estado está quebrado, sabemos que o corte de despesas é necessário, mas volto a fazer um questionamento, pq 17 vereadores com seus inúmeros acessores e seus frigobares na cidade de Patos, imagine o que deve ser em outras cidades, pois sabemos o quão caro é manter estes políticos que gozam de aposentadoria especial, privilégios, salários altíssimos, qual a função de um vice? Acho que é onerar mais o cidadão pagador de impostos. Cortar salários de políticos, reduzir o estado, acabar com privilégios da classe política e judiciária não podem, mas onerar mais o cidadão e cortar na educação e saúde pode? E não adianta falar que é culpa da gestão atual, pq estes herdaram uma federação, estado e municípios falidos e como os antecessores empurraram com a barriga por tanto tempo que agora é preciso cortar na carne e fazer inúmeras reformas para tentar sanar os problemas, e assim continua, o povo brasileiro carrega o país nas costas vislumbrando uma estrada tortuosa e íngreme, enquanto políticos comem do bom e do melhor as custas de nosso suor.

    22 2 Responder

    Maria - 3 meses atrás

    Aqui não é o lugar de reclmar. Nenhuma providência será tomada após o seu texto de indignação.

    0 3

    Agora entendi - 3 meses atrás

    Maria, assessora...!

    0 0

  • Riala Mafon em tributo a Drumond | 3 meses atrás

    E agora, José? A festa acabou, a luz apagou, o povo sumiu, a noite esfriou, e agora, José? e agora, você? você que é sem nome, que zomba dos outros, você que faz versos, que ama, protesta? e agora, José? Está sem mulher, está sem discurso, está sem carinho, já não pode beber, já não pode fumar, cuspir já não pode, a noite esfriou, o dia não veio, o bonde não veio, o riso não veio, não veio a utopia e tudo acabou e tudo fugiu e tudo mofou, e agora, José? E agora, José? Sua doce palavra, seu instante de febre, sua gula e jejum, sua biblioteca, sua lavra de ouro, seu terno de vidro, sua incoerência, seu ódio — e agora? Com a chave na mão quer abrir a porta, não existe porta; quer morrer no mar, mas o mar secou; quer ir para Minas, Minas não há mais. José, e agora? Se você gritasse, se você gemesse, se você tocasse a valsa vienense, se você dormisse, se você cansasse, se você morresse… Mas você não morre, você é duro, José! Sozinho no escuro qual bicho-do-mato, sem teogonia, sem parede nua para se encostar, sem cavalo preto que fuja a galope, você marcha, José! José, para onde?

    13 2 Responder

  • Éric. 3 meses atrás

    Comentário removido pelos leitores. Este comentário foi retirado porque recebeu 20 votos negativos a mais que os positivos.