Patos de Minas fez a solicitação de 25 mil doses para imunizar os cães e gatos do município contra a doença.

O Centro de Controle de Zoonoses de Patos de Minas emitiu comunicado na manhã desta quinta-feira (11) informando o cancelamento da Campanha de Vacinação Antirrábica no município. O motivo do cancelamento, sendo o órgão, é o desabastecimento das doses da vacina, que são fornecidas pelo Ministério da Saúde.

Patos de Minas fez a solicitação de 25 mil doses para imunizar os cães e gatos do município contra a doença. A campanha já tinha sido iniciada, quando o Centro de Controle de Zoonoses recebeu um comunicado do Estado determinando a interrupção da vacinação, e o que é pior, a devolução das doses que já tinham sido disponibilizadas. Apenas 510 animais foram vacinados.

Segundo a coordenadora do Centro de Controle de Zoonoses de Patos de Minas, Vanessa Pereira, as vacinas que restam no país serão utilizadas apenas nas regiões onde o vírus da raiva está circulando. Em Patos de Minas e em Minas Gerais não há registro de casos de raiva, mas a coordenadora do Centro de Zoonoses demonstrou preocupação.

De acordo com Vanessa Pereira, Patos de Minas não registra casos de raiva nos últimos anos exatamente por manter campanhas anuais de vacinação contra a doença. "Alertamos que, em caso de agressão por cães, gatos ou outros animais, a pessoa exposta deve ser orientada a lavar o ferimento com água e sabão e procurar imediatamente assistência médica", ressaltou a coordenadora do Centro de Controle de Zoonoses, Vanessa Pereira.

Ainda segundo Vanessa, o animal agressor será monitorado pelo Centro de Controle de Zoonoses por meio de observações epidemiológicas e, caso venha a óbito após 10 dias, serão enviadas amostras para diagnóstico laboratorial da raiva e realizado o bloqueio de foco para evitar a transmissão do vírus dessa doença.

O vírus da raiva é transmitido ao homem através da mordida de um animal infectado, já que o vírus fica em grande quantidade na saliva. A doença não tem cura e pode levar a pessoa a morte.