Uma segunda-feira com cara de domingo. O centro de Patos de Minas permaneceu vazio nesta manhã com exceção das portas de alguns bancos. Eles não cumpriram o horário estabelecido no Decreto Municipal que previa funcionamento de 8h às 12h, não emitiram nenhum comunicado e deixaram os correntistas esperando do lado de fora.

A agência do Banco Itaú deixou muita gente aguardando do lado de fora. Uma enorme fila se formou em plena rua Major Gote. O Joaquim José da Silva estava revoltado. Ele disse que seguiu a orientação do decreto e chegou cedo à agência, mas não conseguiu atendimento tendo que aguardar na fila até as 11h da manhã.

A agência central da Caixa Econômica Federal também desrespeito o Decreto. As portas só foram abertas às 10h da manhã. A fila já estava grande quando os clientes começaram a ser recebidos pelos funcionários e muitas dúvidas surgiram. Clientes foram informados que o atendimento seria feito somente na parte externa da agência.

Já a agência do Bradesco atendeu ao Decreto Municipal e abriu suas portas às 8h da manhã. Uma funcionária ficou na entrada da agência para orientar os correntistas sobre os serviços disponíveis na unidade. Não houve filas.

A assessoria de comunicação da Caixa Econômica Federal informou que a instituição vai ampliar serviços digitais e remotos e implantar nova padronização do atendimento presencial no interior das agências a partir desta segunda-feira (23). Os clientes da CAIXA poderão ser atendidos para serviços selecionados pelo WhatsApp CAIXA, através do número 0800-726-8068.

A partir desta segunda-feira (23), estão sendo ampliados os limites de transações como saques nas Casas Lotéricas, que passa para R$ 3 mil, e, nos Correspondentes Caixa AQUI, para R$ 2 mil. Também aumenta para R$ 5 mil o limite de transferências eletrônicas entre contas da CAIXA em todos os canais.

Para os clientes pessoa física, a CAIXA disponibilizou a prorrogação da validade da avaliação de imóveis por até 60 dias e aumentou o prazo adicional de 60 dias para novas avaliações de crédito. A CAIXA estruturou ações de alívio ao impacto do coronavírus, disponibilizando pausas de até duas prestações nos empréstimos comerciais de pessoas físicas.

A partir de segunda-feira (23), a capacidade operacional das agências físicas será centralizada no pleno funcionamento das salas de autoatendimento. No interior das agências, poderão ser realizados somente os seguintes serviços: saque INSS sem cartão; saque de Seguro Desemprego/Defeso sem cartão e senha; saque Bolsa Família e outros benefícios sociais sem cartão e senha; pagamento de Abono Salarial e FGTS sem cartão e senha; desbloqueio de cartão e senha de contas; e abastecimento e processamento de depósitos realizados nas máquinas de autoatendimento.

Com relação ao horário de funcionamento, a Caixa informou que as agências vão continuar abrindo em horário habitual, de 10h às 16h a agência principal e de 11h às 16h a filial. A informação é de que os bancos são regidos por lei federal e que um Decreto Municipal não pode interferir nesses serviços.