Palacete do Doutor Itagyba Augusto da Silva, o famoso Palacete do Amadeu Maciel.

O Município de Patos de Minas ganhou mais um imóvel tombado pelo patrimônio histórico. Após o palacete do Doutor Itagyba Augusto da Silva, o famoso Palacete do Amadeu Maciel, como é popularmente conhecido, também foi Tombado como Patrimônio Histórico e Cultural, integrando o rol de bens protegidos do Município, em conformidade à legislação vigente.

A construção do imponente imóvel foi iniciada na década de 1910, a mando do casal Amadeu Maciel e Jorgeta Maciel. Newton Ferreira Maciel, hoje com 87 anos, sobrinho neto, filho adotivo e herdeiro do casal (que não teve filhos naturais), afirma que a obra teve início em 1914, e já no ano seguinte recebera o casal. Também é possível considerar outra data, 1919, ano em que Amadeu Maciel teria conseguido o “Alvará de Licença de Construção”, concedido pela Câmara Municipal. Seja como for, uma coisa é certa, trata-se de uma Casa centenária!

Na segunda metade do século XX, após se mudar para Belo Horizonte para cursar Faculdade de Direito, o então herdeiro e proprietário, senhor Newton Maciel, relata que o Palacete serviu a naturezas comerciais; sediou o Hospital Vera Cruz, o Instituto Brasileiro do Café – IBC e a Administração Fazendária Estadual, sendo vendido pelo proprietário em 1993.

De estilo eclético e beleza singular, o imóvel também possui rica ornamentação interna, com pinturas parietais de época, que foram retiradas durante a restauração feita em 2014 e agora deverão ser reintegradas ao Bem, que atualmente pertence ao empresário, senhor Alexandre Biagi.

Segundo Geenes Alves, Diretor de Memória e Patrimônio Cultural, o Conselho Deliberativo de Patrimônio Histórico e Cultural (Condepahc) analisou o processo e, baseado nos procedimentos legais de atuação, votou e deferiu o Tombamento do Palacete. Em seguida, o mesmo foi homologado pelo Executivo Municipal, por meio do Decreto nº 4.628, de 15 de abril de 2019, tornando-se o 22º Bem Tombado pelo Município de Patos de Minas.

Filho do poderoso clã da família Maciel, homem de gosto requintado, considerado um empreendedor em seu tempo, Amadeu Maciel dedicou-se a várias atividades econômicas; foi produtor rural, afamado comerciante e também construtor. Dentre alguns de seus feitos, vale citar a participação decisiva na instalação da Companhia de Força e Luz em Patos de Minas, em 1915, e também a construção do Cine Olinta, iniciada em 1945, ano em que faleceu, e concluída em 1948 (tendo funcionado até 1959).

O Tombamento de um imóvel tão majestoso, situado em uma das principais Avenidas de Patos de Minas, Getúlio Vargas, promovido pelo Condepahc, apenas ratifica a aprovação pública da importância do Bem para a História e Cultura de Patos de Minas, garantido a ele proteção legal, como prevê a legislação em vigor.

Fonte: Ascom Prefeitura Municipal de Patos de Minas