Cemil - Patos de Minas. (Foto: Arquivo Patos Hoje)

A Cemil conseguiu a recertificação que assegura o cumprimento de todos os requisitos de segurança dos alimentos que produz em sua indústria em Patos de Minas. A Certificação FSSC 22000 conquistada no final do ano passado e confirmada agora atende norma internacional adotada pelas maiores empresas com atuação na indústria de alimentos e bebidas.

A FSSC 22000 assegura o cumprimento de requisitos de segurança de alimentos, ao longo de toda a cadeia produtiva, desde a captação da matéria-prima até a mesa dos consumidores. Ela é válida por três anos e, anualmente, é realizada uma auditoria de manutenção, para verificar se a empresa pode continuar ostentando o selo.

Recentemente, a Cemil passou por essa auditoria e conquistou a recertificação, o que comprova que a empresa, ao longo deste último ano, manteve o seu sistema de gestão de segurança de alimentos em conformidade com os requisitos da norma: “Manter a certificação é tão importante quanto obter a certificação, porque demonstra a continuidade dos esforços realizados por todos da empresa para garantir a segurança dos nossos produtos”, afirma a analista do Setor de Qualidade da Cemil, Kelle Jesus.

Todas as linhas UHT da Cemil foram recertificadas pela norma FSC 22000, abrangendo os seguintes produtos: leites longa vida, bebidas lácteas aromatizadas e creme de leite.

A analista de qualidade explica que os quesitos avaliados na recertificação são os mesmos considerados na certificação, com a diferença de que os processos verificados pelos auditores são definidos por amostragem, ao contrário da certificação, quando é examinado 100% do sistema de gestão: “Isso não significa que a auditoria seja mais branda, pelo contrário. Embora os critérios avaliados sejam os mesmos, por já termos um ano de experiência com o sistema de gestão da segurança dos alimentos, os auditores esperam que tenhamos excelência na manutenção da certificação, o que torna o seu olhar ainda mais apurado e exigente”.
“Para os consumidores da marca, a recertificação vem comprovar que a Cemil mantém o seu compromisso com a segurança dos alimentos que produz, e com a fabricação de produtos que são confiáveis, seguros e não apresentam riscos à sua saúde e ao seu bem-estar”, afirma a empresa.

A Cemil se tornou uma das mais importantes indústrias de leite longa vida e bebidas lácteas de Minas Gerais e uma das marcas mais vendidas do país, com produtos distribuídos em 17 estados brasileiros. Está estrategicamente localizada na maior bacia leiteira do país e próxima aos grandes centros consumidores. Seu parque industrial conta com a mais avançada tecnologia disponível em fabricação de laticínios.