A CEMIGTelecom, empresa do Grupo Cemig, ampliou a capacidade de sua rede óptica até o Triângulo, passando pelas principais cidades do Oeste do Estado. A nova rede com 763 km, interliga Uberlândia a Belo Horizonte. Ao todo, sete cidades terão a sua capacidade de atendimento expandida. São elas: Patrocínio (Triângulo Norte), Patos de Minas (Noroeste), Luz, Nova Serrana, Pará de Minas, Itaúna (Oeste) e Mateus Leme (Metropolitano). Além de aumentar a capacidade de atendimento nessas cidades, a nova solução que está sendo implementada trará melhoria de qualidade e disponibilidade de serviços para todos os clientes dessa região.

Essa é apenas uma das fases de implantação do projeto DWDM (Dense Wavelength Division Multiplexing) na qual foi aportada uma parte dos R$ 20 milhões de investimentos anunciados pela CEMIGTelecom para o biênio 2017/2018. Entre outros benefícios, a tecnologia DWDM aumenta a velocidade das conexões e diminui a latência das redes. De acordo com o gerente de Planejamento, Tecnologia de Redes e Engenharia da CEMIGTelecom, Celem Oliveira, “essa fase de expansão colocará todas essas cidades dentro da arquitetura de proteção total do backbone, aumentando assim a percepção de qualidade e disponibilidade dos serviços prestados”.

Para o diretor Comercial e de Operações da CEMIGTelecom, Fabio Abreu Carvalho, além de aumentar significativamente o potencial de vendas na região, essa expansão da capacidade da rede trará melhorias relevantes em relação a qualidade dos serviços prestados. “Esse projeto de expansão tem o objetivo de levar a disponibilidade de serviços de alta capacidade com total redundância e baixa latência para todas as regiões onde a CEMIGTelecom atua, dentro e fora de Minas. Além disso, estaremos fortalecendo ainda mais a parceria com os principais provedores de internet da região, possibilitando através dessa parceria realizar a entrega de serviços para mais de 550 mil habitantes.”

Fonte: Ascom CEMIG