Cejusc e Unipam irão oferecer reconhecimento paterno e testes de DNA gratuitos em Patos de Minas

As solicitações acontecerão no Dia de Responsabilidade Social, no dia 28 de setembro.

publicado em 17/09/2019, por Farley Rocha


Serão disponibilizados 10 testes de DNA gratuito.

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais em parceria com o curso de Direito do Unipam, irá disponibilizar 10 testes de DNA gratuitos para a população patense. Será a oportunidade do reconhecimento paterno por meio do Programa Pai Presente. As solicitações acontecerão durante o Dia de Responsabilidade Social, que vai acontecer no dia 28 de setembro.

Várias pessoas não possuem o nome do pai biológico em seus documentos pessoais. Pensando nisso, o CEJUSC, Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania, coordenado pelo Juiz Melchíades Fortes da Silva Filho, estará disponibilizando atendimento gratuito para pessoas que queiram o reconhecimento paterno. De acordo com o Advogado Alexandre Máximo, essa é uma boa oportunidade para estreitar laços entre a família. “As vezes, o filho não tem o nome do pai na certidão ou na identidade e deseja isso, nós vamos fazer completamente gratuito o reconhecimento paterno dos envolvidos”.

–––––––––––––––––––––––––––––––– CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ––––––––––––––––––––––––––––––––
Clinica Medic Imagem

Ainda segundo ele, é possível que o filho coloque o nome do padrasto nos documentos, desde que seja em comum acordo com a mãe e o padrasto. “As pessoas poderão nos procurar e manifestar o desejo do reconhecimento socioafetivo que é quando o pai não é biológico mas considera a pessoa como filho e desde que exista reciprocidade”. É importante lembrar que o intuito é o reconhecimento e não a busca, ou seja, o CEJUSC não irá procurar o pai mas sim elaborar documentos que tornam possível o reconhecimento junto ao cartório.

Segundo a coordenadora do CEJUSC em Patos de Minas, Débora Siqueira, para iniciar o processo é preciso que compareçam no local a mãe, o filho e o suposto pai munidos de documentos pessoais e um comprovante de endereço. Débora explica que será ofertado o reconhecimento paterno e caso haja alguma dúvida, serão disponibilizados 10 testes de DNA gratuitos para os primeiros interessados. Caso acabe os 10 testes oferecidos, as outras pessoas poderão realizar o teste no valor de R$150,00 que está abaixo do normal.

As pessoas interessadas deverão comparecer ao Unipam no dia 28 de Setembro e se dirigir ao bloco C da instituição de 08h00 às 12h00 e solicitar um agendamento para o reconhecimento da paternidade. Para mais informações, é só procurar o CEJUSC no terceiro andar do Fórum Olímpio Borges ou o Núcleo de Práticas Jurídicas no Unipam.

Imagens atualizado em 17/09/2019 • 2 fotos

Autor: Farley Rocha Postado em 17/09/2019
Compartilhe: